A MÍDIA COMO INSTRUMENTO DE ALIENAÇÃO

Não há como negar que vivemos atualmente recebendo influências quanto à nossa forma de viver e de pensar, pela força da comunicação social, através da TV, jornais, rádio e internet. A mídia tem o poder de manipular a opinião pública. Os valores sociais das pessoas vão se adequando ao consumo das informações recebidas no cotidiano. Os veículos de comunicação, portanto, criam conceitos, modas e ideologias.

A vida das pessoas passa a ser pautada pela mídia. E o poder político tira proveito disso. É muito normal que os grupos que comandam os veículos de comunicação sejam convencidos a trabalhar no sentido de exercerem um jornalismo que atenda aos seus interesses. É aí que funciona a capacidade de manipulação dos indivíduos. A avalanche de informações que nos é oferecida diariamente, não nos permite, muitas vezes, conferir a veracidade das notícias. Somos induzidos a acreditar nas primeiras mensagens recebidas.

A imprensa, quase sempre, atrelada às conveniências de grupos dominantes, estabelece um processo de alienação da sociedade. Ela tenta padronizar a opinião das pessoas e formar uma cultura homogênea. Desestimula o público a pensar e refletir sobre os graves problemas que o aflige. A população passa a ser vítima de um jornalismo que despreza a ética e o compromisso com a informação verdadeira.

Os meios de comunicação, em sua maioria, são empresas orientadas para o lucro, por isso não é de estranhar que as notícias divulgadas reflitam os desejos e as expectativas dos seus proprietários, muitas vezes à revelia dos interesses da sociedade. Adotam uma linha editorial descompromissada com a verdade dos fatos, submissa ao propósito de produzir a impressão de consentimento democrático do que é publicizado. A mídia corporativa brasileira tem sido, com raras exceções, instrumento para a propaganda política, com alinhamento ideológico às forças dominantes. . Desapareceu o espírito jornalístico da busca da verdade. Eis onde reside o perigo.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 21/11/2017
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