ROTEIRO DE VIAGEM

Até hoje não consegui decidir, qual momento é mais especial para mim.  Não sei se, vibro mais quando estou planejando uma nova viagem, ou quando estou efetuando o circuito escolhido, ou ainda, quando retorno ao lar.

Creio que o que ganha é o período que antecede a viagem, pois para mim, ele tem pitadas de magia. Escolher e pesquisar sobre o destino desejado, é uma etapa encantadora de qualquer passeio. Alguns lugares mesmo que eu já os conheça, sei que os verei de forma diferente, e outros tantos, que avistarei pela primeira vez, aguçam minha curiosidade.
Planejar uma viagem demanda tempo. São inúmeras dúvidas que surgem, até o itinerário ser concluído.

Eu e meu marido adoramos viajar, esse é um dos pontos que temos em comum. Então, a animação é conjunta, e a disposição também. Temos um "que" de ciganos em nossa essência, e viajar não nos assusta, ao contrário gostamos do sabor da aventura, do novo. Amamos nosso lar, e estar em nossa casa é sempre um prazer para nós, mas, quando o assunto é colocar os pés na estrada, ou ganhar um par de asas emprestadas, e voar, para bem longe, a animação toma conta de nós.
Estamos há mais de um mês preparando nosso próximo roteiro de férias, o país escolhido foi mais uma vez a Itália, vamos rever alguns lugares, e conhecer outros tantos.

Depois de muito pesquisar, o circuito que vamos fazer tomou vida, e ficou assim: Roma, Florença, Pisa, Cinque Terre, Gênova, Porto Fino, Milão, Região dos Lagos, Verona, Veneza, Pádua, San Marino, Perugia, Assis, Napoles, Capri, Sorrento, Salermo, Pompéia, Cassino, e de volta à Roma.
Claro que não é um plano de viagem engessado, é algo planejado, mas que pode sofrer algumas alterações (ou muitas) durante o percurso.
Ao lermos muito sobre os lugares desejados, e nos decidirmos por esses destinos, alguns já conhecidos nossos, e outros tantos que iremos conhecer nessa viagem, fomos descobrindo fatos que desconhecíamos, como por exemplo, a respeito de San Marino, que fica no meio da Itália, e que é um País e não uma cidade. Ele é também, o terceiro menor país da Europa, perdendo apenas para o Vaticano e Monaco. Outra curiosidade a respeito de San Marino é que ele revendica ser a Repúblca mais antiga do mundo, tendo sido fundada em 301 a.c.
Depois de pesquisar sobre San Marino, a vontade de conhecê-lo de perto ficou ainda maior.

Um outro destino que nos chamou a atenção, aconteceu depois de conhecermos o Blog: "Roteiros e Mais", escrito por André Darugna, (um blog com excelentes dicas para quem curte viajar) foi Cinque Terre.
Foi nesse blog que descobri que Cinque Terre é um paraíso desconhecido pela maioria dos turistas brasileiros. O lugar é formado por cinco pequenas vilas de pescadores, cada uma delas donas de uma beleza exótica e única.
Em seu Blog Andre escreve: "Cinque Terre é um parque nacional Italiano localizado na região da Liguria. Cinque Terre como o nome sugere possui cinco pequenas cidades ou vilas, nomeadas Riomaggione, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso".

Foi lendo outro blog de nome "ItaliANA", cuja autora, Ana, fez despertar meu interesse em conhecer Perugia, que é a capital da Úmbria, e o coração verde da Itália.
Há um texto nesse blog intitulado: "7 motivos para colocar Perugia no seu mapa". A narrativa me fez desejar caminhar por essa cidade, e foi assim que ela entrou em nosso roteiro.

Também foi pesquisando que fiquei sabendo das maravilhosas paisagens que há na Região dos Lagos. Então traçamos um circuito que inclui conhecermos o lago D'Orta, onde existe uma cidade medieval que se conserva intacta. Depois seguiremos de barco até a ilha San Giulio, para em seguida rumarmos para as Ilhas Borromeas.

Esses são alguns dos destinos que estão dentro do nosso roteiro, além deles, veremos pela primeira vez Gênova (terra de Cristovão Colombo) e Pompéia.
Destinamos 29 dias para percorrer todos os locais por nós escolhidos. As buscas e reservas dos hoteis, já foram feitas.
No mês de Maio embarcaremos para essa aventura, maio é quando a primavera na Europa esta madura, e a Itália em particular fica belíssima nessa estação, as temperaturas são ótimas para se passar o dia viajando, pois costumam ficar entre 18 a 21 graus durante o dia, podendo chegar a 12 durante a madrugada.
Arrumar as malas para viagem fica mais fácil, com um clima de primavera, pois dois agasalhos para cada um é o suficiente, muitas camisetas de manga curta, algumas camisas de manga longa, um par de tênis super confortável, um par de sapatos baixo para sair a noite, calças jeans, legs, e a mala está pronta para seguir viagem, e nós também.
O difícil é esperar até a data marcada, depois que todos os preparativos foram feitos, aí é domar a vontade de que as semanas virem meses, e maio chegue bem depressa, para que possamos embarcar para essa aventura.

Confesso que meu marido e eu, nos esquecemos dos 67 anos dele e quase 65 meus, quanto planejamos sair de férias. Alguns conhecidos nos perguntam: - vocês não tem receio de algo sair errado? ou não acham falta de casa? - e nossa resposta é Não.
A vida é cheia de surpresas quer estejamos viajando ou dentro do nosso lar acolhedor.
E depois, resta lembrar que, estamos todos nós, dentro de uma grande viagem que é a vida, desembarcamos nela assim que nascemos, e nada nos garante o momento seguinte. Essa sim, é uma viagem assustadora, ao mesmo tempo que não deixa de ser encantadora.


(Imagem: Lenapena)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 13/01/2017
Reeditado em 02/04/2017
Código do texto: T5881069
Classificação de conteúdo: seguro