Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sabedoria dos centenários

Concluí a leitura do livro O que vale a pena...2, de Neenah Ellis, da Editoras Campus e Alegro, com tradução de Danielle Cordeiro Soares, e que traz o subtítulo A sabedoria de quem viveu 100 anos. São 19 depoimentos de entrevistas da autora com pessoas que ultrapassaram um século de vida na Terra.
Os relatos são muito interessantes e trazem experiências valiosas que nos ajudam a avaliar a própria vida. Gostaria de sugerir ao leitor.
Dentre os depoimentos, destaco dois, que deixo de transcrever em obediência à recomendação expressa no próprio livro. Todavia, resumo em outras palavras o pensamento das entrevistadas:
a) O capítulo 9 apresenta a entrevista com Ruth Ellis I, que declarou importante que haja mais interesse dos mais novos pelos mais velhos. Embora considere que os tempos atuais tornam todas as pessoas muito ocupadas, é importante que voltemos atenção aos idosos, levando-os para um show ou para almoçar, por exemplo, para que não se sintam tão solitários e abandonados.
b) No capítulo 3 temos o depoimento de Mona Breckner, que opina sobre o que há de errado com a família americana atual. Declarou que o grande aprendizado de sua vida  foi o sentimento recebido da mãe: o de dividir o que sentia com as pessoas. Opina que o país, a vida particular e pública inclina-se exageradamente para o aspecto financeiro da vida, esquecendo-se de valores e coisas maravilhosas que a vida também oferece. Considera que há um interesse generalizado em apenas ganhar dinheiro, para acumular fortunas que nunca são gastas... E há uma frase sábia, ao afirmar que a grande coisa na vida é dividir. Dividir tudo, coisas boas e responsabilidades. Considera o egoísmo humano um grande mal.
O livro faz pensar. Quem de nós conseguirá chegar a 100 anos de vida?
Quantos casais completam oitenta anos de vida conjugal, como alguns casos descritos no livro? São bem poucas pessoas que logram alcançar estas marcas.
O livro faz pensar porque leva a reflexões sobre o tipo de vida que estamos alimentando, reações que temos às circunstâncias, valores que cultivamos, atenção que oferecemos à convivência com pessoas queridas e, claro, tudo mais que a experiência de uma vida pode oferecer.
A leitura é bem amena, fácil; o livro possui 300 páginas – com letras grandes, todavia –, e traz significativa contribuição para tornar a vida mais leve, mais suave, aprendendo com a experiência de quem viveu muito.

Orson
Enviado por Orson em 17/01/2006
Código do texto: T100023
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94347 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 13:42)