SPA. SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO

Antoni BigCuore*

Vida moderna é sinônimo de correria, agitação, frenesi, loucuras. Todo este estresse diário, aliado a uma competição cada vez mais acirrada, provoca um desgaste violento sobre a mente humana. Isto tem conseqüências sérias, na idade madura: depressão, síndrome de pânico, insônia etc.

Os psicólogos a chamam de SPA. Síndrome do Pensamento Acelerado.

Jesus, o Maior de todos os mestres, já sabia das coisas, tanto que quando disse “A cada dia basta a sua pena”, estava nos alertando para viver somente o presente.

O homem moderno é extremamente preocupado. Perde muito de seu tempo vendo as desgraças pela televisão, num verdadeiro bombardeio de coisas negativas(lixo cultural puro!) que impregnam sua mente subconsciente. E através da memória fica tudo registrado.

Depois aparecem as dores, as doenças psicossomáticas. E a pessoa não sabe bem quais são as causas.

Depois caem nas mãos de psiquiatras inescrupulosos que lhe intoxicam o organismo e torna o doente, muitas vezes, dependente. O antidepressivo pode ajudar no curto prazo. É vidente que tem organismo que necessita de mais tempo. Mas, o mais importante é a pessoa se autoajudar.

O melhor remédio, em meu modesto entender, é procurar fazer uma verdadeira “reengenharia” nas idéias e modo de vida.

Por exemplo, só procurar ler coisas boas, coisas que elevam a auto estima e que nos engrandecem. Filtrar os programas de TV.

Elaborar um verdadeiro “PROGRAMA DE VIDA”, para criar uma nova rotina em sua vida, mas desta vez, essencialmente positiva.

Algumas dicas:

1- Todos os dias, antes de dormir, fazer o RELAXAMENTO neuro-muscular.( coloque um fundo musical orquestrado, musica bem suave e depois você mesmo, fale baixinho para você mesmo: Todos os músculos de meu corpo estão relaxados, relaxados, completamente relaxados, totalmente descontraídos...depois comece relaxando desde os dedos dos pés ate finalizar na cabeça...

2- Quando você sentir que seu corpo já está bem relaxado: diga frases positivas de reforço do “Ego”, assim por exemplo: Estou em Paz, em perfeito equilíbrio, sereno e calmo...(diga 7 x)...

Vou dormir tranqüilo, descansando a noite inteira. Vou acordar amanhã bem disposto, bem humorado, me sentindo feliz...

Sou conduzido pelo Espírito de Deus, e tudo o que eu fizer amanhã, dará certo!.

Tem uma frase adaptada de seu criador, o francês, Emile Cuié, que diz: TODOS OS DIAS, SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA, VOU CADA VEZ MELHOR; MAIS ANIMADO, MAIS BEM DISPOSTO, MAIS OTIMISTA, MAIS CONFIANTE EM MIM MESMO.

Isto pode parecer bobagem, mas tem uma explicação científica. Quando estamos relaxados baixamos a freqüência do cérebro, entrando nas chamadas ondas ALFA. Neste estado o nosso subconsciente, está bem sensível, e tudo o que você lhe sugerir naquele momento, é bem mais fácil de gravar.

Outra coisa super importante, várias pesquisas científicas já feitas, nos Estados Unidos demonstraram que, quando estamos com nosso corpo bem relaxado, é quase IMPOSSÍVEL, sentir medo, raiva, ódio e todo tipo de emoções negativas. Repare em você mesmo quando estiver bem relaxado. Já começa que seus pensamentos mudam de status. De negativo para positivo!

O Segredo de tudo isto tem nome: PERSEVERANÇA!!!

Nos anos 60 numa palestra, em São Paulo, com um psiquiatra cristão, aprendi tudo isto e muitas coisas mais. Eu me lembro que comprei até o LP, dele um bolachão, de vinil.(rsss).

Eu faço todos os dias este relaxamento e lhes digo alto em bom som: FUNCIONA MESMO!!!

Outra coisa super importante, aliado a tudo disto, é fazer exercícios físicos semanais. Natação e hidro ginástica, são ótimos!

Eu faço hidro, duas vezes por semana. É muito bom mesmo!

Seu cérebro vai liberar, após os exercícios, as chamadas “endorfinas”, que são hormônios positivos, relaxantes que combatem os chamados “cortisóis”, (hormônios negativos, tipo adrenalina ), liberados pelo estresse da vida moderna. A adrenalina quando em excesso provoca o aumento a frequência cardíaca.

Orar faz muito bem à saúde física, mental e espiritual.

Alimentação balanceada a base de CEREAIS INTEGRAIS ajudam muito a melhorar o nível da seretonina no cérebro, que é o principal neurotransmissor dos estímulos nervosos.(os chamados alimentos funcionais: arroz integral, trigo, quinoa, chia, germe de trigo, grão de bico, soja, alho, cebola, castanhas, nozes, frutas secas, tipo: damasco, uva passa, tâmara, derivados do leite etc.

-------------------------------------------------------------------

Faça isto e viva mais FELIZ!!!

====================================================

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta.Inspirado em sp.sp. 28.05.2008, 4a.feira, às 9,36 hrs. Acesse e conheça meu BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável). Sendo lido em mais de 60 países! (bilingue: port/inglês).Confira!

===================================================