Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PALAVRAS

“ A ponte reúne enquanto  passagem que atravessa”. Heidegger

 
A palavra enquanto matéria de comunicação privilegiada, pela maioria dos povos existentes no mundo, quer pela sua manifestação oral, quer pela sua manifestação escrita, exerce grande fascínio sobre estudiosos, principalmente os que se dedicam à área da comunicação;  o que tem proporcionado  fecundos debates entre os pesquisadores. Todavia, sua importância não fica restrita aos meios acadêmicos; ela permeia as diversas camadas sociais, culturais e, não raro, serve como instrumento mediador que facilita ou dificulta  o desenvolvimento humano e social.
Definir os limites enquanto objeto de integração das mais diversas áreas, bem como as interferências plurais que ela pode gerar, ampliando ou reduzindo os  nossos horizontes, não é tarefa fácil, pois o seu uso correto envolve uma série de fatores, tais como: a razão, a emoção e a adequação da linguagem.
A palavra é um tecido que costuramos e que nos veste frente aos olhares daqueles com quem dialogamos, e se faz necessário utilizar a roupa certa no lugar certo, expressando muitas vezes os nossos gostos pessoais, nossa maneira de pensar e até o nosso caráter, caso não a utilizemos como atores, apenas vestindo um figurino no palco onde atuamos para depois assumirmos a nossa verdadeira identidade; fato também comum nos meios políticos.
O cabo de força que é o diálogo pode deixar profundas marcas ou alivia-las, em conformidade com os seus usuários, quer pelo seu exercício, quer pela sua ausência: o Silêncio.
Milenar, a palavra é um potente instrumento das sociedades que, como diversas invenções de grande importância, pode ser boa ou ruim; não carregando por si só nenhum dos dois atributos, ela é dependente exclusiva dos seus usuários, das associações feitas, das condições e locais onde  se insere.
Ruberval Cunha
Enviado por Ruberval Cunha em 27/01/2006
Código do texto: T104689
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ruberval Cunha
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 43 anos
76 textos (6653 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 18:31)
Ruberval Cunha