Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DA ARTE 1

Qual será, pergunto-me, a genuína necessidade da Arte hoje? Expressará uma relação de profundidade entre os entes e o mundo? Qual, enfim, a sua grande função?

Toda obra de Arte (poema, escultura, peça teatral, cinema, pintura, fotografia, música, romance etc.) há de conter um apelo inteligente à práxis transformadora. Requererá um processo consciente não só de construção mas também de abordagem da mesma. O produto final de uma obra de Arte deve ser algo para além daquela ingênua idéia de inspiração embriagante. Ela, a meu juízo, resultará de uma realidade dominada, lúcida.

A necessidade da Arte é algo me parece irrefragável. O principal motivo? Ora, porque se trata de um fenômeno que possibilita ao homem avançar mais do que o é. Ou ele não aspira ao "Total".Todos nós, assegura Fischer, queremos nos relacionar a alguma coisa mais do que nós, alguma coisa que, sendo exterior a nós mesmos, não deixe de ser-nos essencial. Não é à toa que acreditamos na Arte como uma vereda pela qual possamos atingir o inefável, ou melhor, o mais alto grau de experiência com o EU, com o OUTRO e com o Infinito. Por isso Bandeira quer ir para Pasárgada, lá o poeta pode tudo, lá o poeta passa a SER.

O fim último da Arte, à luz dessa existência tão desumana, consiste em Esclarecer e Incitar à ação. O mágico, o lirismo, às vezes atoleimado, o ridículo, o banal, induzem o homem a atividades passivas. Não chego a ponto de dizer que tudo isso jamais deva estar presente num fenômeno artístico. Afinal, banir, por exemplo, a dimensão mágica da Arte é luta deveras vã, eis algo que lhe é inerente.

O certo é que qualquer obra de Arte, não importa quem a produza, deve facultar ao homem a capacidade crítica de Conhecer e Mudar o mundo. O resto, você sabe, é balela, é tergiversação, é tagarelice

Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 01/02/2006
Reeditado em 13/10/2006
Código do texto: T106984
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1003 textos (256599 leituras)
1 áudios (294 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 22:49)
Ary Carlos Moura Cardoso