Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LIBERDADE PARA OS ANIMAIS

Liberdade para todos!

Frequentemente estamos lendo nos jornais, que lotes de animais são apreendidos pelo IBAMA, por pertencerem a fauna brasileira e estarem em cativeiro sob a guarda de pessoas ou entidades não autorizadas.
 
A fauna brasileira necessita que órgãos governamentais, as protejam de “pessoas”, que vêm nos animais um meio de enriquecimento fácil. Os fiscais, em número muito reduzido para fiscalizar todo território nacional, fazem um esforço admirável para apreender os animais, que seriam comercializados e devolvê-los ao seu habitat.

Os comerciantes clandestinos, não se importam com normas de captura e normas de transportes, que ofereçam o mínimo de condições para preservar o bem-estar dos animais, ao contrário, os animais capturados em nossas florestas, por serem aprisionados clandestinamente, são colocados em locais escondidos como é o caso de aves, que muitas vezes são transportadas no interior de canos de PVC, usados na construção civil. O espaço necessário entre os animais não são obedecidos e na maioria das vezes os animais vêm a falecer de fome, sede, insolação, etc.
 
Os maus tratos são evidentes. Animais como jacarés, cuja captura se devem por conta de sua pele usada na confecção de casacos, bolsas, sapatos etc., são brutalmente assassinados e suas carcaças jogadas a céu aberto, sem nenhuma preocupação ou respeito para com o animal ou ao meio ambiente. Os filhotes de tartarugas são capturados e vendidos nas calçadas de nossas cidades. Feiras clandestinas comercializam animais em várias cidades do nosso País.

As nossas leis tentam preservar a fauna brasileira, por isso, algumas espécies raras estão voltando a habitar as nossas florestas e toda Mata Atlântica.

Infelizmente ainda existem pessoas que não entendem que os animais pertencem à natureza e que a natureza pertence a todos, todos temos o mesmo direito de poder admirar os pássaros nas árvores, os animais nas florestas. Na verdade a conscientização deveria ser mais ampla. Todas as espécies precisam ser respeitadas e preservadas, sejam pertencentes à fauna brasileira ou oriundas de quaisquer outros Países
.
 
paulo cesar coelho
Enviado por paulo cesar coelho em 03/02/2006
Reeditado em 09/03/2012
Código do texto: T107615

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
paulo cesar coelho
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
2588 textos (469863 leituras)
57 áudios (6064 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 08:52)
paulo cesar coelho

Site do Escritor