Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O INIMIGO PODE ESTAR POR PERTO.

O inimigo pode estar por perto.

Muitas vezes passamos a conviver tanto com o inimigo, que chegamos achar que é natural a permanência dele junto de nós.

O lixo orgânico acumulado nas grandes cidades, vem favorecendo o aumento indiscriminado da população de roedores (ratos). Famintos entram em nossas casas à procura de alimentos e encontram principalmente nos detritos orgânicos mal acondicionados, nos vasilhames de rações muitas vezes deixados expostos, esperando pela vontade de se alimentar dos nossos animais de estimação.

Ao consumir as rações dos animais, os ratos costumam defecar e urinar muitas vezes dentro do próprio vasilhame, assim quando o animal for se alimentar entrará em contato com a urina que poderá estar infectada e se não devidamente vacinado, o animal poderá contrair algumas doenças, entre elas a Leptospirose.

Os principais sintomas da Leptospirose nos cães são: Febre, prostração, vômitos, diarréias acompanhadas ou não de sangue, aumento da sensibilidade na área renal e hepática, urina escurecida por conta da hematúria (sangue na urina) e icterícia (depósito de pigmento amarelado nos órgãos, mucosas e pele).

Para os animais, a vacina contra Leptospirose é o produto biológico mais eficaz no controle da disseminação dessa enfermidade, deve ser iniciada a partir dos quarenta e cinco dias de vida dos cães e renovada a cada seis meses, para produzir  proteção adequada.

A prática de combate aos roedores dentro de nossas residências com venenos para ratos não é aconselhada, pois animais e crianças poderão entrar em contato com o veneno causando-lhes danos, muitas vezes irreparáveis.

O combate aos roedores, deverá ser feito com notificação das autoridades sanitárias municipais, informando-lhes de focos existentes na sua rua ou residência ou bairro.

A higiene, o acondicionamento correto do lixo fora do alcance dos roedores e a não permanência de alimentos em vasilhames de animais, são sem dúvida as condutas mais eficazes para a diminuição da população de ratos em nossas cidades.
 
paulo cesar coelho
Enviado por paulo cesar coelho em 03/02/2006
Reeditado em 30/10/2012
Código do texto: T107617
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
paulo cesar coelho
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
2587 textos (469496 leituras)
57 áudios (6063 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 13:52)
paulo cesar coelho

Site do Escritor