O mundo de nossos sonhos

É preciso ter um sonho. Todos nós. A realidade nada mais é do que a materialização dos nossos sonhos. Eles são os verdadeiros projetos de vida. Eles guardam os detalhes escondidos nos lugares mais íntimos de nosso inconsciente, onde não existem impossibilidades. Nos sonhos nós somos deuses, super-heróis; nós criamos asas, ressuscitamos mortos. Nós crescemos de uma hora para outra. E no mesmo instante voltamos a ser crianças outra vez. Nada é impossível. Para Deus não existe coisa demasiadamente maravilhosa. Todo aquele que crê tem possibilidades de remover montanhas, obstáculos, qualquer que seja a pedra que haja em seu caminho. Quem tem sonhos, tem a possibilidade de fazer milagres.

A minha vida é a realização de um sonho, um que parecia ser impossível, mas que realmente aconteceu. Quando conto parte de minhas experiências, quero exercer em agradecimento a tudo o que recebi de meus ancestrais uma parte da minha responsabilidade social, legando-as como exemplos para as novas gerações, como estímulos para a crença nas possibilidades. Nós não devemos desanimar nunca de atingir nossas metas. Não se desiste de um sonho. Podemos até adiar um pouco a sua realização, mas jamais devemos esmorecer. Se isso acontecer ele morre e nós também morremos com ele.

A desistência é o último suspiro de um homem. É a perda da fé, da esperança e de tudo o que dá sentido à vida. A ordem do Criador é para que cresçamos, avancemos e sejamos vencedores. Ele tem as coroas da vitória para dar a cada um que atinge a reta final. E veja um detalhe de suma importância: as coroas são de ouro, prata e bronze. Mas vencedor de verdade não quer saber de bronze. É ouro ou prata. Ninguém participa pensando em ser o último. Essa história de que “a vitória não importa, pois o que vale mesmo é competir”, não pertence ao universo de um sonhador, de um que “faz a hora e não espera acontecer”. Em nosso mundo, podemos até ser o segundo, mas o terceiro lugar nós sabemos que não significa nada.

Nós não fomos criados para aproveitar as sobras dos outros. Ao nascermos recebemos a autoridade e o poder para construirmos lindas histórias de sucesso em nossa vida. Eu participei de muitas histórias maravilhosas ao lado de outros grandes vencedores. Tenho certeza de que, ao deixarmos essa vida, teremos os nossos nomes gravados no panteão da história, como exemplos de quem acreditou que os sonhos marcam o início de todas as realizações. E que por isso sonharam. Sonharam muito e viveram e construíram muito mais.

Não me veja como um fanfarrão, veja-me como um otimista. Se minhas histórias não forem parecidas com aquilo que estou deixando transparecer, não pense que eu tenha fracassado. Apenas acredite que você poderá construir uma história melhor. Saiba que eu não quero apenas te contar as minhas grandes histórias de vida. Antes, quero animar e desafiar você e as demais gerações a construírem histórias melhores do que as minhas. Se eu conseguir isso, então terei consolidado a minha vitória. Terei cooperado para que alguma coisa melhor surgisse no mundo. Você é como se fosse um dos filhos que gerei nesta vida. E aos filhos nós sempre desejamos o melhor.

Os pais não devem querer que os filhos sejam iguais a eles. Antes, que eles sejam maiores e melhores. É assim que deve ser. Eles somarão ao conhecimento e experiência da geração de seus pais tudo aquilo que for construído pela sua própria geração. Eles conhecerão as coisas novas que o amanhã lhes reservou e que sequer sonhávamos ser possíveis.

O mundo e a vida não são estáticos. Estão em constante transformação. Podemos até sonhar e desejar para nós a vida de nossos filhos. Não é errado querer saber e conhecer as coisas que somente serão possíveis no tempo deles, mas é pecado mortal querer aprisioná-los em nosso mundo já realizado. Nossos filhos representam novas possibilidades de vida. É possível até que um dia nós possamos ser ressuscitados para habitar outra vez esse fantástico mundo que estamos sonhando e construindo para todos nós. Então a morte deixará de ser realidade e todos nós viveremos e seremos felizes para sempre.

__________________________

IZAIAS RESPLANDES DE SOUSA é professor de Matemática, Pedagogo, acadêmico de Direito (9º. Semestre) da UNIC - Primavera do Leste (MT) e membro da Igreja Neotestamentária de Poxoréu, MT. Blog: www.respland.blogspot.com. Fundador e membro da UPE – União Poxorense de Escritores (Poxoréu, MT).