Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

BIG BRITHER BRASIL: UMA ANÁLISE DIFERENCIADA

O Big Brother Brasil ou reality show é um programa televisivo de grande repercussão popular, exibido em horário nobre pela Rede Globo. Discussões à parte quanto à escolha dos participantes e edição do programa. O fato é que o carisma do apresentador e jornalista Pedro Bial e o relato diário de uma novela real, com vários protagonistas, é garantia de sucesso nacional. É, sem dúvida, um programa que mobiliza multidões, forma torcidas organizadas e até fanáticas em torno do participante favorito. O Big Brother é assunto obrigatório quando a conversa é mais informal e menos intelectual, afinal, todo mundo, tem alguma opinião sobre os destinos dos participantes da casa mais famosa do Brasil.

Vale lembrar que não faltam aqueles que literalmente “torcem o nariz” para este tipo de programa, pois o consideram como um mero culto à beleza e à vadiagem. O Big Brother analisado sob à ótica meramente visual, não é, realmente, um programa culturalmente recomendável, pois são apresentos corpos semi nus, festas regadas à cerveja, namoros relâmpagos e sexo embaixo do edredon. Não duvido até que, o enfoque televisivo, predominante ,seja justamente este: o da banalização da vida e vulgarização dos sentimentos.

Entretanto, o Big Brother é um programa intrigante, se analisado sob o prisma psicológico e das relações humanas que se estabelecem na casa. Nesse sentido, confesso que assisto ao BBB, acho o programa educativo, pois mostra a vida como ela é, sem máscaras ou rótulos, pois, afinal de contas, ninguém consegue interpretar o tempo todo, vivendo em uma situação permanente de conflito. É interessante, por exemplo, verificar quais são os sentimentos e sensações que predominam em uma situação de confinamento e vigilância. Quais são os elos que se estabelecem. Amizades e Inimizades. Camaradagens. Conflitos. Fofocas. Conchavos. Votos combinados. A decisão do líder( justa ou injusta) sobre a escolha de quem irá para o “ temível paredão” e, por fim, o que determina quem será o herói ou heroina nacional, digno do prêmio de um milhão de reais.

Na verdade, heróis e heroinas somos todos nós, anônimos ou não que, diariamente, lutamos bravamente, por uma vida melhor, mais digna para todos.

A conclusão que se chega é que os finalistas e os vencedores do jogo estão entre os mais discretos ou com estilo próprio( o country Rodrigo), os mais populares e que façam o gênero cômico( Domini e Bam Bam), e, ainda, os menos favorecidos fisicamente( o professor baiano Jean) ou economicamente( Cida, a ex- babá). O público sempre excluí participantes extremamente vaidosos, fúteis, volúveis, traiçoeiros ou de “pavio muito curto”.

Estamos cansados de corpos malhados e rostos perfeitos. Queremos massa cinzenta. A melhor das essências. Integridade. Simpatia. Carisma e, é claro, identificação com o público.

O ser humano, em situações adversas, pode apresentar comportamentos distorcidos da realidade, fantasiosos, pois as emoções afloram à flor da pele, as certezas diminuem e as dúvidas se multiplicam em progressão geométrica. Atitudes que, na maioria das vezes, determinam a exclusão de um participante ou a consagração idolatrada de outro. Afinal, será que tudo vale à pena para receber o grande e cobiçado prêmio de um milhão de reais? Ou, existem valores que estão acima do dinheiro e da fama e devem ser preservados a qualquer preço?

O público julgará e dará o seu veredicto final. A decisão é inapelável e merece ser acatada, pois diz o ditado: “a voz do povo é a voz de Deus”.

Quem vencerá o Big Brother Brasil? Façam suas apostas. Organizem suas torcidas. O que vale é o voto. Para mim, o grande vencedor será o Agustinho. E você, o que acha?

pássaro poeta
Enviado por pássaro poeta em 07/02/2006
Código do texto: T109091

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
pássaro poeta
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
537 textos (101676 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 19:46)
pássaro poeta