Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PODER E A MÍDIA - GOEBBELS E A PROPAGANDA NAZISTA

Em se tratando de divulgação, Joseph Paul Goebbels foi um precursor no seu tempo. Por meio do entretenimento, o chefe de propaganda e homem de confiança de Adolf Hitler conseguiu divulgar os ideais nazistas de uma maneira tão marcante que, além de convencer o povo alemão que o regime ditatorial era apropriado, também fez com que o mundo se sentisse ameaçado.

O entretenimento é uma das mais eficientes estratégias de marketing. É por isso que as ações de merchandising são cada vez mais exploradas nos programas de auditório e até nas novelas. E acabam chamando muito mais a atenção do consumidor do que as propagandas convencionais, veiculadas durante os intervalos.

Em se tratando de política atual, a regra não muda. Assim como Goebbels, muitos candidatos e personagens do setor público obtêm maior sucesso quando suas campanhas se voltam para o entretenimento. Campanhas maçantes, que visam apenas transmitir informações e conquistar votos, sem qualquer estratégia para entreter o leitor, está totalmente ultrapassada.

Talvez o entretenimento seja a única herança positiva deixada por Goebbels. E é bom deixar claro que seu lado profissional nao tem nada a ver com sua visão ideológica, a qual todos condenam.

Portanto, há uma nítida relação entre a época de Goebbels e a atualidade, justamente pela utilização do entretenimento como forma de divulgar ideais e chamar a atenção do público.

TEVE ALGUMA UTILIDADE PARA VOCÊ?
ENTÃO, FAÇA UM DONATIVO PARA QUE POSSAMOS POSTAR MAIS TEXTOS DE INTERESSE GERAL!
Banco do Brasil
Agência: 2051-6 / Conta Corrente: 58.819-9
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 08/02/2006
Reeditado em 30/12/2016
Código do texto: T109334
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
219 textos (623113 leituras)
24 e-livros (1387 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/01/17 17:59)
José Donizetti Morbidelli