Confissão de fé

Confissão é o ato de confessar, de declarar alguma coisa a alguém. Conversando essa semana com uma colega de curso, ela me declarou que achava muito estranho Ter que levantar a mão na Igreja ou Ter que responder ao pastor da Igreja que ela aceitava Jesus. No seu entender, isso não seria necessário e que a aceitação deve acontecer no coração e não precisamos dizer isso a ninguém. Aproveitando essa sua fala, percorri com ela algumas passagens das Escrituras Sagradas e que mostravam não somente que as suas impressões eram erradas mas também que toda pessoa que desejar ser salva precisa fazer a sua confissão de fé. Achei interessante falarmos desse assunto hoje, porque quem sabe essa também não seja a dúvida de alguém que aqui se encontre.

Um dos textos mais citados das Escrituras, é justamente um texto que mostra a necessidade de se fazer a confissão de fé. Nos referimos a Rm 10:9-10. Diz ali: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação".

Veja-se que é a Palavra de Deus que orienta acerca da necessidade de se fazer a confissão com a própria boca. Devemos dizer: "Sim, Jesus, eu o confesso como meu Senhor, como meu dono, ou algo semelhante". É difícil reconhecer que pertencemos a alguém e mais difícil ainda, admitirmos a necessidade de Ter que obedecer a esse alguém. Mas essa é uma necessidade. A pessoa que desejar ser salva, precisa confessar a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Um outro texto muito importante sobre esse assunto é Mt 10:24-33. Essas palavras foram ditas por Jesus, como um estímulo à coragem. Nos parece que os ouvintes de Jesus estavam com medo das conseqüências de se declararem discípulos de Jesus. Então ele faz esse discurso de conforto, animando as pessoas a confessarem o seu nome, concluindo nos versículos 32-33, o seguinte: "Portanto, todo aquele que confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus".

A confissão diante dos homens, é cobrada pelo próprio Senhor Jesus. Quando você declara pertencer a Jesus, isso quer dizer que você está rompendo com o senhor deste mundo; está se negando a servi-lo. E é essa disposição que o Senhor Jesus cobra de nós. Essa é também uma exigência de Deus Pai, como prêmio por tudo o que Jesus fez pela raça humana, de esvaziar-se da sua condição divina e vir ao mundo na forma de servo para oferecer a sua vida pela salvação dos homens. É por isso que, segundo Fp 2:9-11, Deus Pai deu a Jesus "o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai".

Deixar de confessar a Jesus Cristo como Senhor é tido como uma ação de anticristo. O silêncio caracteriza a submissão ao Príncipe deste mundo, que vale dizer, não é Jesus, mas sim, Satanás. Vejamos, a propósito, 1 Jo 2:22-23, onde se diz: "Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai".

Um outro texto, também escrito pelo apóstolo João, fala que o anticristo é aquele que não confessa Jesus Cristo. O texto é 2 Jo 7. Vejamos: "Porque muitos enganadores tem saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo".

Aquele que crer realmente que Jesus Cristo é o Filho que Deus enviou ao mundo para salvá-lo, não possui nenhuma razão para não fazer essa confissão. Cremos que a pessoa que se recusa a aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, é porque tem dúvidas que Jesus é realmente o Salvador, que Jesus tem condições de salvar a sua alma e de lhe dar a vida eterna. E com toda a certeza, quem coloca essas dúvidas no coração das pessoas, é aquele que não quis se submeter a autoridade divina e que por isso mesmo, foi expulso do céu e veio instalar o seu reino na terra. Nos referimos a Satanás. A Bíblia fala da sua expulsão do céu em Ap 12:9-12, onde se diz: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sem, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta".

A palavra do testemunho que deram assegurou a vitória contra Satanás. Essa confissão de subordinação a Jesus, nos fortalece. Quando a Bíblia fala sobre a vida do crente, em muitas passagens, ela se refere à confissão que o crente fez. Vejamos, por exemplo Hb 4:14 e 10:23 "Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sunmo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão". "Guardemos firmes a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel".

E, finalmente, veja-se o que o apóstolo Paulo diz a respeito de Timóteo, em 1 Tm 6:12: "Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas". Creio que essas palavras já são suficientes para destacar a importância e a necessidade de fazermos a nossa confissão de fé no Senhor Jesus, aquele foi enviado ao mundo para nos salvar. O desejo do meu coração é que você que já tem crido, mas que ainda não fez a sua confissão, faça-a ainda hoje, para que você seja salvo, porque como diz em Rm 10:10

"Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação".

Que Deus nos abençoe!