O bom pastor

Desde que nascemos, muitas pessoas passaram por nossa vida, querendo nos encaminhar no bom caminho. Primeiro foram nossos pais e nossos parentes, depois os nossos professores, depois foram os religiosos; também tivemos alguns amigos e conselheiros. Enfim, muita gente passou por nossa vida, querendo nos colocar no bom caminho. Cada um tinha suas idéias e opiniões sobre o bom caminho e nós fomos orientados de acordo com essas idéias e opiniões. Muitos de nós crescemos com essa base. Depois tivemos filhos e também os orientamos da mesma forma com que fomos orientados. E sempre pensamos que deveríamos proceder assim, porque fora assim que havíamos aprendido. Nunca discutimos se era certo ou errado esse modo de vida, até o dia em que tivemos a oportunidade de confrontar a nossa vida com a Palavra de Deus. Ouvimos a leitura da Bíblia; lemos a Bíblia; estudamos a Bíblia. E então ficamos sabendo muitas coisas sobre a nossa vida. Ficamos sabendo que muitas coisas que pensávamos estar certas, eram contrárias ao que estava escrito na Palavra de Deus. E ficamos sabendo que Deus não se agradava de muitas coisas que nós fazíamos querendo agradá-lo. Ficamos um pouco decepcionados e feridos em nosso ego. Sempre pensamos que estávamos certos, que fazíamos as coisas de acordo com a vontade de Deus. Admitir que estivemos enganados durante todos os nossos anos de vida, era algo muito difícil. Como ficava a minha religiosidade? O que os meus amigos, minhas amigas e parentes iriam pensar de mim, se eu mudasse o meu modo de viver? Sem dúvida alguma, nós passamos por um momento muito difícil, um momento de confronto. Descobríramos que estávamos errados e que, se quiséssemos agradar a Deus e salvar a nossa vida da perdição eterna, teríamos que mudar. E não é fácil mudar. Todavia, somente havia duas alternativas para nós: mudar e viver ou permanecer e morrer . E então fizemos a conversão. Conversão é mudança. Converter é mudar. E nós nos convertemos. E por causa disso, por causa dessa mudança, a Palavra de Deus diz que Deus nos deu a vida eterna. Aleluia! Louvado seja Deus!

Hoje nós queremos apresentar “o bom pastor”, o verdadeiro pastor, aquele que realmente se preocupa com as ovelhas, aquele que sacrifica a sua vida para que suas ovelhas possam viver. E para que não fique nenhuma dúvida sobre a veracidade dessa apresentação, para que ninguém possa pensar que estou inventando coisas e dizendo mentiras, para que não fique nenhuma suspeita, nós queremos convidá-los para ler a Sagrada Escritura, aquela que, segundo Jesus, “não pode falhar” (Jo 10:35). Nós vamos ler o capítulo 10 do Evangelho segundo João. Gostaríamos que todos prestassem bastante atenção nas palavras desse texto da Bíblia. E que todos possam abrir os seus corações, para que o Espírito Santo possa penetrar dentro de você e possa te revelar o significado das palavras que nós vamos ler. Queremos lembrar que somente pelo Espírito Santo podemos entender o verdadeiro significado das Escrituras. Jamais poderemos entender a Escritura, se pudermos contar apenas com a nossa sabedoria e a nossa capacidade. Essa é a razão porque muitos de nós fomos enganados, porque nos deixamos instruir e orientar por pessoas que não estavam nas mãos do Espírito Santo. A Escritura diz em 1 Co 1:21 que ninguém conheceu a Deus por sua própria sabedoria. Portanto, com os nossos corações abertos para o Espírito Santo, leiamos a Escritura: Jo 10:1-42.

Jesus é o bom pastor. Nós não o conhecíamos. Desde criança que ouvíamos falar dele, que era o Filho de Deus, que era a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que era o Salvador do mundo e muitas outras coisas. Mas nós não o conhecíamos pessoalmente. Nós ainda não nos havíamos relacionados um com o outro. Mas um dia, ouvimos a sua voz. E ele nos convidava para sermos um de seus discípulos. E ele nos convidava para sermos crentes. Pedia para que abandonássemos a nossa incredulidade. Pedia para que nos entregássemos em suas mãos e deixássemos que ele transformasse a nossa vida. E nós ouvimos a sua voz. E tínhamos certeza de que a voz que ouvimos era a sua voz. E atendemos ao seu chamado. E desde então, Jesus tem nos conduzido em segurança, tem nos abençoado e a nossa vida tem sido transformada de uma forma maravilhosa. Em Jo 10:3-4, se diz que o porteiro reconhece o pastor das ovelhas e que as ovelhas ouvem a sua voz e que ele as chama pela nome e elas o seguem. E ele vai adiante delas. E elas o seguem porque reconhecem a sua voz.

Muitas pessoas quiseram nos guiar no Caminho, mas fracassaram. E por que fracassaram? A Palavra de Deus responde dizendo que eles não tinham condições de nos guiar, porque eles não conheciam o Caminho. Quando Jesus falava as palavras da vida eterna, as verdadeiras palavras que estão escrita no Sagrado Livro, as pessoas religiosas de sua época se escandalizavam. E quando se perguntava a Jesus o que Ele achava desse assunto, Jesus dava uma resposta segura, que realmente orientava as pessoas; Jesus dava uma resposta verdadeira e não mentia jamais, por mais dura que fosse a verdade. Vamos ler Mt 15:12-14. Jesus diz que eles são cegos guiando cegos e que tanto um, quanto outro, tanto o guia, quanto o guiado, cairão no barranco. Um cego não pode guiar outro cego. Eis a razão porque os nossos guias que tivemos antes do Senhor Jesus vieram a fracassar. Aqueles que nós pensávamos que eram sábios e entendidos nas Escrituras, não passavam de pessoas convencidas e inchadas em sua arrogância e em seu conhecimento. Eram pessoas que não tinham uma experiência de vida com Deus, que não se deixavam guiar pelo Espírito Santo. E por isso fracassaram. Só o Espírito Santo pode nos levar a Jesus. Só o Espírito Santo pode nos dar condições de ouvir e reconhecer a voz do bom pastor. Enquanto estivermos pensando com a nossa cabeça, com o nosso raciocínio e com a nossa inteligência, nós não conseguiremos ouvir a voz de Jesus e sem ele para nos guiar, ficaremos perdidos e não encontraremos o Caminho que nos leva ao Pai. Só Jesus pode nos levar ao Pai. Jo 14:6 registra as palavras de Jesus, onde Ele diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jesus diz que todos aqueles que vieram antes dele, querendo nos guiar por outros caminhos, eram ladrões e salteadores. Não preciso dizer os nomes, pois todos sabem, pois todos ouvem falar, de como se prega por aí a crença em igrejas, a crença em obras, a crença em sacrifícios. Em Efésios temos escrito a respeito dessas crenças e pregações. E somos alertados pela Palavra de Deus contra elas. Leiamos o que diz o texto sagrado. Ef 2:8-9. Obras, esmolas, sacrifícios, orações, promessas e votos e outras coisas semelhantes não podem nos dar a salvação. A salvação é de graça. A salvação é um presente de Deus aos homens que a desejarem e a aceitarem. Deus não nos vendeu Jesus em troca de nossas orações. Deus não nos vendeu Jesus em troca de nossos sacrifícios, de nossas esmolas, de nossas caridades. Deus não nos vendeu Jesus. Deus nos deu Jesus. Aleluia. Em Jo 3:16, temos escrito na Palavra de Deus a seguinte declaração: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que DEU o Seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Aqueles guias que nos orientavam, diziam que a nossa salvação dependia de como nos procedêssemos nessa vida. Dependia das obras que nós fizéssemos. Eles não estavam interessados em nos orientar para a salvação. Estavam interessados nas nossas esmolas, nas nossas ofertas, no nosso dinheiro. E nos ensinavam a dar bastante. Quanto mais déssemos, mais garantia poderíamos ter da nossa salvação. E quantas pessoas ainda estão pensando dessa maneira! São milhares de pessoas, seguindo uma orientação contrária à Palavra de Deus. Pela graça sois salvos! Não por obras. A Palavra de Deus é muito clara. O que diz At 16:31? Ali diz: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”. A salvação é um ato de fé. A pessoa é salva, aceitando pela fé, que Jesus foi enviado ao mundo para salvá-la. Aceitando pela fé, que Jesus morreu na cruz em seu lugar, por sua culpa e por sua causa. Aceitando a sua condição de perdido que não tem a salvação e que não pode fazer nada para se salvar e que precisa do favor de Deus para ser salvo. Enfim, a pessoa é salva, aceitando e recebendo a Jesus como o seu Salvador pessoal. É necessário entender que Jesus pode até ser o Salvador do mundo, mas ele precisa ser também o seu Salvador. E ele somente se torna o seu Salvador, se você o aceitar e o receber nessa condição.

Ou nossos antigos guias estavam errados, ou a Palavra de Deus está errada. Isso é uma questão de fé. É um ato de crer. Em quem nós vamos acreditar. Em nossos guias que nos orientavam para fazermos boas obras a fim de sermos salvos, ou na Palavra de Deus, que diz que a salvação “não vem das obras”, mas é uma dádiva e um presente de Deus? Em quem nós vamos acreditar. Naqueles guias que nos orientavam para cultuarmos os santos e as imagens e para fazermos penitências e sacrifícios, ou na Palavra de Deus que diz: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e SÓ a ele darás culto” (Mt 4:10). Aqui está posta uma questão de fé. E eu creio que o Espírito Santo vai orientá-lo para tomar a mais sábia decisão. Em Ez 18:32, a Palavra de Deus nos diz: “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei-vos e vivei”. Eu quero te convidar para que aceite hoje ao Senhor Jesus como o seu Senhor e Salvador. Quero rogar-te para que mudes de caminho. Sei que não é fácil para você deixar o caminho largo e espaçoso onde você faz o que bem quer e onde você não tem compromisso com ninguém, mas eu te faço um apelo para que mudes de vida, para que mudes de caminho, porque a Palavra de Deus diz em Mt 7:13-14 que esse caminho largo e espaçoso te conduz para a perdição e somente Jesus pode te conduzir ao Pai, mas para isso você precisa renunciar à sua vida e entregá-la a Jesus, porque somente ele pode salvá-la. Em Mt 10:39, está escrito que aquele que perde a sua vida por causa de Jesus, achá-la-á. Não perca essa oportunidade. Aceite a Jesus e ele te dará a vida eterna. Que Deus nos abençoe!

Poxoréo, 31/05/96