Conselhos

Queridos amigos. Em nossa mensagem de hoje queremos falar sobre CONSELHOS. E apesar de saber que essa palavrinha tão pequena nem sempre é apreciada, gostaríamos de pedir-lhe que abrisse o seu coração e permitisse que essa Mensagem que fazemos, em nome de Jesus, possa falar no profundo de seu coração.

Sei que você que nos ouve nesta noite é uma pessoa sábia. Deus tem dado sabedoria a todas as pessoas que a desejam. Em Tiago 1:5 é dito que se alguém precisar de sabedoria, é só pedir a Deus que Ele a dá liberalmente, sem nenhuma exigência. De forma, queridos, que o nosso desejo é falar com pessoas sábias, pessoas com discernimento, capazes de entender aquilo que vamos expor. Por isso, queridos, neste instante nós pedimos a Deus que possa encher-nos da Sua sabedoria, para que nós possamos entender a mensagem que será transmitida e para que entendendo possamos tomar uma decisão sábia e inteligente que venha nos beneficiar ricamente.

A maioria das pessoas acham que já sabem tudo sobre tudo e que não precisam que ninguém lhe explique mais nada. Tais pessoas, costumeiramente, não aceitam conselhos. Todavia, queremos dizer que aceitar conselhos é uma atitude sábia. Provérbios 15:22 nos diz que “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito”. No Salmo 2:20, a Palavra diz : “Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juizes da terra”.

Aceitar conselhos é uma atitude prudente. Todavia, temos que tomar muito cuidado na escolha de nossos conselheiros. Há conselheiros bons e conselheiros maus. Temos que ouvir os conselhos com discernimento. A Bíblia diz em Pv 25:11 que a palavra dita a seu tempo é como maçãs de ouro em salvas (bandejas) de prata. Mas, se esses conselhos não forem bons, a pessoa poderá ser enganada e poderá tomar uma decisão errada e que lhe seja prejudicial. Em Nm 31:15 e 16, Moisés questiona uma atitude dos oficiais dos exércitos de Israel porque eles haviam deixado viver as mulheres que, por conselho de Balaão fizeram prevaricar (faltar ao dever) os filhos de Israel contra o Senhor, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do Senhor . E como o conselho de Balaão, temos também o conselho de Aitofel (2 Sm 17:1); os jovens de 1 Rs 12:10, de Hamã em Et 3:8; contra Jeremias em Jr 38:4; contra Daniel em Dn 6:7 e o conselho dos principais sacerdotes em Mt 28:13.

No Salmo 1:1, a Bíblia recomenda às pessoas para que não andem no conselho dos ímpios; e em Pv 1:10 há uma recomendação bem especial contra pessoas que gostam de aconselhar, mas que não em condições de fazê-lo.

Meu amigo, você que nos ouviu nesta noite, ouça o que diz a Palavra de Deus. Ela tem conselhos que podem te ajudar a encontrar a vida eterna. Um desses conselhos está em Rm 10:9-10, onde se diz: “Se com a tua...”. Você não gostaria de seguir esse conselho? Creio que é um bom conselho e que vale a pena ser seguido. Lembre-se que um bom conselho é como uma maça de ouro. Aproveite a oportunidade de hoje entregue a sua vida nas mãos de Jesus. Ele diz em Jo 6:37 Jesus diz que “O que vem a mim, de modo nenhum eu o lançarei fora”. Siga esse conselho e venha a Jesus agora e seja salvo. E que Deus nos abençoe!

Poxoréo, 02/02/97