Lavoura de Deus

Quero agradecer a Deus Pai por nos conceder mais esta rica oportunidade para que possamos estudar a sua santa palavra e conhecer um pouco mais dessas verdades que nos orientam sobre o caminho que nós devemos percorrer para chegarmos à presença de Deus.

A Palavra de Deus é um verdadeiro oásis no meio do deserto de nossas vidas estéreis. Ela rega nossas vidas de tal forma que nós passamos a ser capazes de produzir frutos de qualidade; frutos preciosos que são recolhidos nos celeiros de Deus, pelo próprio Pai. Jesus, dirigindo certa feita aos seus discípulos, disse o seguinte: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor; Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Eu sou a videira; vós sois as varas" (Jo 15;1-2, 5).

Todavia não existir a Palavra de Deus. É preciso que nós a estudemos; que a conheçamos; e que pautemos a nossa conduta pelos seus ensinos, para que possamos ser bem sucedidos. O salmista Davi, numa de suas mais belas composições poéticas, disse: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará"(Sl 1:1-3). A pessoa que orienta a sua vida pelos ensinamentos da Palavra de Deus será como uma árvores frutífera que dará os seus frutos no devido tempo e que o próprio Deus Pai recolherá em seus celeiros.

Isso é ser lavoura de Deus. E a Bíblia diz claramente que somos lavoura de Deus. 1 Co 3:9 diz o seguinte: "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus". Eu fico me imaginando uma planta e Deus cuidando de mim, me regando, adubando, fazenda a poda, a limpeza, escorando os meus galhos cheios de frutos para que não se quebrem, realizando a colheita e me elogiando por ser uma boa árvore de sua lavoura.

Você não gostaria de ser lavoura de Deus? Jesus diz em Jo 15:6 que "se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam". Nós precisamos estar ligados na videira — que é Jesus —, para que produzamos muitos frutos e não sejamos um desses galhos cortados, lançados fora e que somente servirá de lenha para a fogueira.

O apóstolo Pedro diz em 2 Pe 3:7 que "os céus que agora existem, e a terra, pela mesma palavra tem sido entesourados para fogo, estando reservados para o dia do juízo e destruição dos homens ímpios".

Meus queridos amigos, nós não podemos continuar insensíveis às orientações da Palavra de Deus. Há muitas pessoas achando que podem resolver a sua situação na eternidade sem depender de Jesus, por entender que não precisa ser crente para praticar o bem, a justiça, realizar boas obras e etc.. Mas quem garante que a pratica do bem, da promoção da justiça e a realização de boas obras pode conceder a alguém o privilégio da salvação? Apesar de muita gente achar que as coisas funcionam desse jeito, Deus não adota essa política do "toma lá, da cá". A Bíblia diz em Ef 2:8-9 que nós somos salvos pela graça de Deus — "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie".

Por mais que pareçam boas e de qualidade, se nós não estivermos ligados na videira, que é o Senhor Jesus, as nossas obras não servem para nada em termos de salvação. As nossas boas obras tem muito valor para Deus, mas apenas depois que nós nos ligamos a Jesus, através da fé, aceitando-o como o Senhor de nossas vidas.

O caminho das boas obras, da caridade, da generosidade, da solidariedade, é recomendado para todas as pessoas, mas não podemos ficar confundidos com relação à nossa salvação. As nossas boas obras não nos dão a garantia da salvação, embora nós sejamos recompensados por cada uma delas. A Bíblia diz em Mt 10:42 que " aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa". Mas a recompensa que Deus nos dá pelas nossas boas obras, não é a salvação de nossas almas. Pode ser a prolongação da vida. Por exemplo, em Ef. 6:2-3, é dito aos filhos que devem honrar os seus pais "para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra".

Recompensa é uma espécie de pagamento que se dá a alguém por alguma boa coisa que esse alguém lhe fez. A salvação não é uma recompensa; é um presente de Deus. Não foi nós que fizemos um sacrifício para Deus, foi Deus que se sacrificou por nós, despojando-se de sua divindade e transformando-se em homem, na pessoa de Jesus, para ofertar a sua vida ali na cruz do Calvário, para que nós pudéssemos ter os nossos pecados perdoados e podermos ser aceitos na presença de Deus.

Você não gostaria de ser aceito hoje na presença de Deus. Quando estava vivendo os seus últimos momentos como homem aqui na terra, Jesus disse para um homem arrependido que estava condenado a morrer ao seu lado, também pregado em uma cruz, por causa de seus muitos crimes: "hoje estarás comigo no Paraíso". Aquele homem teve uma morte triste, pregado ali na cruz, mas teve a felicidade de se encontrar com Jesus ainda em tempo, enquanto estava vivo.

Você também pode se encontrar com Jesus hoje. Is 55:6 diz "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". Hoje Jesus está aqui e você pode se encontrar com ele. Não perca esta oportunidade. Deixe de ser resistente. Entregue a sua vida a Jesus hoje e marque um encontro com Deus no reino dos céus. Saiba que só Jesus é o caminho que conduz ao Pai.

Que Deus nos abençoe!

Poxoréo, MT, 07 de junho de 1998.