Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MATÃO SUJISMUNDA

Nos arredores da nossa cidade encontramos locais emporcalhados, muito sujos, resíduos de toda espécie, que refletem muito negativamente para nós matonenses.

Mesmo não sendo matonense, estou e considero Matão minha cidade do peito, onde resido já tem  muitos anos e estou formando a minha família. Quero para a nossa cidade o melhor, sinto muito orgulho de morar aqui e creio ter passado da hora de levantarmos uma bandeira e enfrentar esses porcos que estão poluindo nossas estradas e terrenos baldios.

Não convém esperar apenas por uma  solução dos políticos, devemos aceitar esse desafio e nos organizarmos para conjuntamente enfrentar essa situação, convocar principalmente nossos jovens estudantes e promover mutirões para faxinar toda as áreas poluídas, articular junto aos empresários comprometidos com o meio ambiente e angariar recursos para desenvolver faixas com textos educativos como “Vamos manter a nossa cidade limpa!”.

Devemos também eleger uma comissão de pessoas dispostas e disponíveis para fiscalizar e avançar na idéia de realmente limpar toda a nossa cidade, coibir que esses irresponsáveis, inconseqüentes e porcos continuem sujando e poluindo nosso território, seja urbano ou rural.

Minhas sinceras desculpas a grande maioria de cidadãos matonenses que com certeza não participam desse gesto tão sujo, o objetivo desse texto é provocar principalmente nas pessoas de bem, um interesse maior em cuidar e não permitir que essa situação continue se arrastando, ignorando e fazendo de conta que não tem nada a ver com a gente.

Gostaria muito de obter apoio das escolas e através dos professores, diretores e funcionários, trabalhar com os alunos no sentido de conscientiza-los da importância em se ter uma cidade limpa, tanto no centro como nos bairros, nas zonas urbana e rural e principalmente nas nossas casas, onde tudo deve começar. Acredito muito que com o apoio das crianças e dos jovens fica muito mais fácil revertermos esse quadro, proporcionando um futuro mais digno aos mesmos.

Vamos encarar essa! O que cada um pode fazer para contribuir com uma Matão mais limpa? É hora de lançarmos idéias para a solução desse problema. Devemos ficar de olhos abertos e identificar nossos inimigos que estão sujando nossa querida Matão. Ao sairmos por aí devemos levar nossa máquina fotográfica, digital ou filmadora e se possível dar um flagrante, mandar cópia para toda mídia divulgar o ato e também registrar queixa na polícia, na prefeitura, etc.

Matão exige maior respeito e espera de cada um de nós, gratidão, espírito de conservação, cuidado com a natureza, limpeza, carinho, amor e dedicação para no mínimo manter e nunca agredir, tomar, sujar, poluir e acabar. Essa nossa querida cidade expressa muitos adjetivos, é conhecida no mundo inteiro, não vamos manchar nossa cidade com tão pouco.

vladis.fernan@globo.com
Vladis
Enviado por Vladis em 12/02/2006
Código do texto: T110981
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vladis
Matão - São Paulo - Brasil, 58 anos
143 textos (61939 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 00:49)
Vladis