Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DA LIBERDADE DE IMPRENSA.


Só mesmo um povo cego, um povo com poderes miasmados, pode tolerar uma imprensa degenerescente, pior ainda, uma imprensa sem Liberdade.

Imprensa policiada, castrada, alimenta um ambiente de incontroláveis mentirarias. Convém lembrarmos que, não raramente, nos defrontamos com um tipinho sem-vergonha de imprensa cuja única vocação é se anular a troco de algumas moedas ou simplesmente por sinecuras dos poderes.

Imprensa, digamos, verdadeira, livre, é, essencialmente, aquela através da qual circulam debates, críticas inteligentes, denúncias necessárias e efervescências de idéias. No fundo, é aquela que contribui para o florescimento de uma coletividade consciente.

Encobrir, dessarte, qualquer acontecimento ao público, a despeito dos inconvenientes que possam advir da divulgação, é próprio de uma imprensa apequenada, vendilhona, covarde ou velhaca. Imprensa livre não é mancomunada com farsas, com engodos, com politicalhas. Negociar, assim, a liberdade ou não reagir ao tolhimento da mesma, sem dúvida, é o caminho mais curto para o descrédito e para a morte da imprensa.

A genuína liberdade (anelo maior do gênero humano) jamais redunda em dissimulações pusilânimes. Ora, como ensinou Rui Barbosa, “és a maior das necessidades, o primeiro dos bens, a mais segura das garantias”.

Portanto, imprensa digna de assim ser chamada há de estar sempre conquistando sua liberdade derruindo, sem receios, os capuzes, as mantilhas e os abafos que tentam impingi-la a todo custo.


Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 12/02/2006
Código do texto: T111035
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1005 textos (256723 leituras)
1 áudios (296 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:26)
Ary Carlos Moura Cardoso