Vidas passadas

Entre as tantas crenças anti-bíblicas existentes no mundo, existe uma que se destaca pelo número de adeptos que congrega em suas fileiras. Estamos falando do “espiritismo”. E nossa pregação de hoje, tem o objetivo de trazer algumas luzes sobre essa doutrina religiosa. Primeiramente, vejamos o que se diz sobre o espiritismo. No Almanaque Abril de 1996, pag. 357, está escrito:

. Espiritismo. Doutrina religiosa baseada na crença da existência do espírito (alma), independente do corpo e em seu retorno à terra em sucessivas reencarnações até atingir a perfeição. O espiritismo considera o homem único responsável por sua felicidade, já que tudo depende de seus atos. Condena o egoísmo, o orgulho e a hipocrisia. Prega o amor ao próximo como meio de atingir a maturidade espiritual (perfeição). Afirma que as reencarnações permitem a evolução gradativa do espírito para se redimir de erros passados. Em alguns casos, defeitos físicos são parte do processo de purificação. Todas as faltas podem ser reparadas. Como o corpo é um instrumento para a volta à Terra, quando o espírito atinge a perfeição não precisa mais reencarnar. Segundo esta doutrina, os espíritos interferem na vida terrena pela mediunidade, capacidade natural de comunicação deles com os homens. O médium é a pessoa a quem recorrem para contar como estão, fazer revelações e aconselhar os vivos. Isso acontece por meio da psicografia (o médium escreve como se o próprio espírito escrevesse) ou da incorporação (o espírito apodera-se do corpo do médium para falar aos vivos). Os espíritos superiores promovem o bem. Os inferiores dão más orientações.

A doutrina fundamental do espiritismo é a reencarnação, segundo o qual a pessoa, após morrer, pode voltar à Terra em um outro corpo. E a crença nessa doutrina atinge milhares de brasileiros. Os espíritas tem fortes aliados para a difusão de sua doutrina. Entre esses aliados, figura como destaque, a Rede Globo de Televisão, a qual sempre está trazendo uma programação voltada para a divulgação das crenças espíritas, como agora, por exemplo, em que eles estão apresentando a novela chamada “Anjo de Mim ”. Nessa novela, o personagem vivido por Tony Ramos, faz sucessivos retornos às suas vidas passadas.

Queridos irmãos. Nós não podemos ficar indiferentes a esses acontecimentos. Sabemos que se trata de uma novela, mas não é uma novela qualquer. Trata-se de uma novela que está divulgando por um veículo de comunicação de massa, uma doutrina contrária ao ensinamento dos Escrituras Sagradas. E muitas pessoas acabam sendo iludidas por essa mentira, passando a acreditar na possibilidade de retornar a essa vida depois que morrer. No exame das Escrituras que faremos agora, queremos mostrar como essa doutrina da reencarnação ou da volta dos mortos à vida, não tem fundamento bíblico, sendo antes mais uma invenção humana, mais precisamente, do prof. Alan Kardeck. Leiamos Lc 16:19-31, onde temos o ensino dado a nós pelo próprio Senhor Jesus Cristo.

*

Depois de lermos esse texto bíblico, gostaria de perguntar a você: é possível um morto perverso voltar à vida? Segundo esse texto que acabamos de ler, existe essa possibilidade? Vamos analisar. Se fosse possível ao espírito imperfeito voltar à vida para se aperfeiçoar, por que aquele homem rico que estava no inferno em chamas, não saiu de lá e retornou à vida para corrigir os seus erros? Por que ele pedia que Abraão ressuscitasse Lázaro e o enviasse à Terra? A resposta é muito simples. Deus não permite esse retorno. Todos nós temos um tempo para nos arrependermos de nossas atitudes, de nossas ações, de nossa vida de prazeres carnais e nos voltarmos para Deus. Todos nós temos o tempo necessário para fazermos a nossa conversão, a nossa mudança de vida. E não devemos, de forma alguma, desperdiçarmos esse tempo. Podemos nos arrepender tarde demais.

Em Hebreus 9:27 está escrito que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”. Depois da morte, não há mais tempo para o arrependimento. Como diz o hino nº. 9 dos Hinos e Cânticos: “Amanhã pode ser muito tarde”. O tempo que temos para nos arrependermos e nos convertermos é agora. Como se diz em 2 Co 6:2: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”. Por isso, ao encerrarmos essa mensagem, queremos fazer um apelo a você que nos ouviu, para que entregue o seu coração a Jesus. Não deixe de fazer essa decisão AGORA. Essa é a decisão que colocará você como um cidadão dos céus, juntamente com todos os crentes, como está escrito em Fp 3:20 “Pois a nossa Pátria está no céu, de onde aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. E a minha oração é para que Deus te abençoe e te ajude na tomada dessa importante decisão. Amém.

Poxoréo, MT, 29 de setembro de 1996.