A tríade da qualidade

Hoje em dia, todos nós estamos correndo contra tudo e contra todos para vencer na vida. Isso é importante, mas não é suficiente. A qualidade das ações é fundamental. Todavia, é possível mantermos um ritmo de trabalho sem acarretar-lhe prejuízo, desde que sejamos dedicados, persistentes e disciplinados.

A dedicação é a alma do negócio. Para termos sucesso em um dado empreendimento, devemos, antes de qualquer coisa, torná-lo nossa prioridade absoluta. “Ninguém pode servir a dois senhores”, diz a Bíblia. Devemos priorizar. Melhor do que fazer muito e de qualquer maneira, é fazer pouco, mas bem feito.

A perfeição não se consegue da noite para o dia. Precisa ser buscada com insistência. A ação deve ser feita e refeita tanto quanto for necessária, até que se atinja o ideal pretendido.

A disciplina completa a tríade da qualidade. Devemos seguir as normas, datas e etapas preestabelecidas para cada fase do processo produtivo, sem o que o rendimento poderá ficar comprometido.

Essa é a fórmula do labor vitorioso, pela qual atingiremos os nossos objetivos, dentro dos padrões da modernidade: dedicação, mais persistência, mais disciplina. Bem equacionadas, essas variáveis podem levar-nos ao sucesso em qualquer atividade que empreendermos.

Izaias Resplandes de Sousa é acadêmico de Direito das Faculdades UNICEN em Primavera do Leste, MT.