Promessas que salvam

Embora não seja essencialmente necessária, a Igreja é aquela que tem feito a mediação entre o povo e o conhecimento da Palavra de Deus. Para tanto ela tem usado suas lideranças. E dessas sempre ouvimos mensagens sobre o que devíamos fazer para ser salvo. Após as mensagens o pregador fazia a mesma pergunta que o profeta Isaias também fez: “Senhor, quem deu crédito à nossa pregação?” (Jo 12:38) E muitos daqueles que se consideravam perdidos responderam que eles tinham crido de todo o coração no que tinham ouvido, e que aceitavam de bom grado a salvação oferecida por Deus, estando dispostos a seguir Jesus até o fim de suas vidas. Eles deram o passo que Paulo registrou como necessário em Rm 10:9-10. “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a Justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

As pessoas que fizeram a decisão de receber a Jesus como seu Senhor e Salvador, hoje estão vivendo sob as promessas que Deus lhes fez nas páginas das Escrituras. Elas estão esperando acontecer uma nova etapa em suas vidas. Acreditando de todo o coração no que diz a Bíblia, elas esperam ansiosamente pela eternidade, quando conhecerão a plenitude do sentido do verbo viver e quando compreenderão a largueza e a inteireza das palavras de Jesus sobre o principal motivo de sua vinda ao mundo, quando disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10). Segundo a promessa de Jesus, elas foram salvas da condenação, da morte eterna, do juízo de Deus (Jo 5:24). Elas creram em Deus, deram crédito às palavras de Jesus e estão vivendo hoje de acordo com as mesmas, buscando imitar Jesus em sua perfeição.

Eu sou uma das pessoas que creram em Jesus. Sou um daqueles seus filhos da promessa. Embora ainda continue em minha antiga morada, vivendo neste mundo e no mesmo corpo carnal, eu creio que as promessas que Deus me fez nas Escrituras vão se cumprir. Quando recebi a Jesus como meu Senhor e Salvador, eu cri que naquele momento eu seria adotado por Deus e recebido por Ele como um de seus filhos. Pelo que leio em Jo 1: 12 eu creio que sou um irmão adotivo de Jesus e que fui feito filho de Deus.

Eu creio que naquele momento em que fui levado a tomar a decisão de receber a Jesus, muita coisa efetivamente aconteceu na minha vida. Eu creio, por exemplo, que ali se deu o meu novo nascimento que Jesus estabelece em Jo 3:3, 5, como condição primeira para que alguém possa ver e entrar no reino de Deus. Eu creio como novo filho adotivo, que adquiri o direito de ter um novo nome (Ef 3:15, Ap 2:17), nome esse, escrito no livro da vida (Fp 4:3), e também uma nova família (Sl 68:6, Ef 2:19); e ainda uma nova pátria (Jo 17:16, Fp 3:21, Jo 14:1-3). Creio que hoje sou uma nova criatura (2 Co 5:17).

As promessas de Deus são tantas. Se fôssemos registrar todas elas, como disse João, “creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos” (Jo 21:25). E acredito que as promessas já mencionadas sejam suficientes para ajudar aqueles que desejarem orientação quanto à direção em que devem conduzir suas vidas. Portanto, ao finalizar essa mensagem, quero citar o conselho de Pv 15:24, o qual diz o seguinte: “para o sábio, há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo”.

Seja sábio! Faça como eu e milhares de outras pessoas em todo o mundo. Receba a Jesus em sua vida. Ele é a salvação de Deus para evitar a sua condenação. “Quem nele crê não é julgado, [não é condenado]; o que não crê já está julgado [já está condenado], porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3:18). Amém!