Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Bits quentes congelam corações

                 BITS QUENTES CONGELAM CORAÇÕES
                                                                               
     De imediato, você pode ter a impressão que vai ler alguma crônica que poderia servir de tema a algum seriado de TV. E talvez  realmente devesse ter esta chance, para lembrar a todos nós, que não devemos nos tornar escravos das máquinas.

     Os benefícios obtidos por uma empresa que utiliza uma grande rede de informática já foram exaltados milhares de vezes nas últimas décadas por todos os que trabalham na área. Não é preciso mais detalhar cada um dos
fatores que fazem desta ferramenta, a mola de impulsão do progresso, cada vez mais confiável, veloz e abrangente.

     No entanto, exatamente estes 3 fatores, devem ser observados pelo lado oposto, devido ao velado perigo que trazem no seu  interior,  da lenta deterioração de algumas características humanas.

     Com a evidente segurança da veracidade das informações, chegamos a inusitadas situações em que um sujeito  acredita  mais  num  engano editado em bonitos caracteres de uma impressora tipo "jato de tinta" , do que num relato verídico de um colega, explanado com a sinceridade que um frio papel não substitui. Basta que o locutor se engasgue com a saliva, que o ouvinte já levanta uma sobrancelha traduzindo um que de suspeita.

     No segundo caso, algumas pessoas esquecem suas atuais  limitações dos sentidos e adquirem um angustiante desejo de serem  mais  velozes que seu raciocínio ou suas habilidades manuais, tentando se aproximar da milionésima parte da velocidade da máquina. Com isto, acabam inocentemente deturpando informações que posteriormente são incluídas em arquivos magnéticos, proliferando como vírus, ocasionando retrabalhos que fatalmente reduzem os ganhos obtidos em várias etapas anteriores. É razoável que entre um serviço e outro se perca alguns minutos  na tarefa de checagem. Inclusive com a participação de colegas próximos, o que aumenta a integração das equipes. Este tempo "perdido" é um alto investimento.  Torna o trabalho mais atraente, pelo baixo risco de acidentes.
                                                                               
     Finalmente, citemos a globalização da informação. Que ela esteja disponível a todas as regiões do Mundo, tudo bem. Que vários executivos possam assistir a uma vídeo-conferência  sem sair  de sua mesa, sem dúvida alguma contribui  para  aumentar a produtividade do escritório.
Palmas aos poderosos e modernos satélites.
                                                                               
     Mas há de se ter o adequado senso de equilíbrio, pois  pretender realizar qualquer "reunião"  à distância, através dos modernos equipamentos, elimina  a  informalidade e a alegria que se fazem necessárias  em  muitos casos, onde cada participante não deixa de  exibir sua  personalidade nem de externar os sentimentos oriundos do coração. A cada 30 minutos, é saudável uma citação humorada, um fato pitoresco fora do contexto, longe do tema principal da reunião. Esta conjugação de frios argumentos lógicos aquecidos por ideais desejados, define com clareza os rumos objetivos e eficientes de cada área, impregnados dos valores humanos que dão "vida" à Qualidade dos serviços a serem prestados, bem como credibilidade às ações planejadas.


     Ainda bem que ainda não conseguimos implantar a criatividade e a motivação dentro dos chips.
Haroldo
Enviado por Haroldo em 18/02/2006
Código do texto: T113535
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Haroldo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
678 textos (24821 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 11:48)
Haroldo