Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NASCENTE DAS ÁGUAS - Livro de Jairo Valio

O escritor paulista, Jairo Valio, presenteia-nos com o livro "Nascente das Águas", de sua autoria, prefaciado por Geraldo Bonadio, presidente da Academia Sorocabana de Letras, da qual Jairo é membro honorário. A obra é auto-biográfica e histórica, resgatando a memória de Pilar do Sul,  terra-natal do escritor, através narrativas de fatos históricos importantes, em seus bem elaborados textos e fotos  de época. O autor é irmão da poetisa Therezinha Valio Correia, selecionada para a Antologia Escritores Brasileiros.

Natural de Pilar do Sul - SP, Jairo é filho de Gabriel Valio e Maria Conceição Valio. Ainda adolescente, mudou-se para Sorocaba onde foi estudar por desejo de seus pais, formando-se Técnico em Contabilidade. Trabalhou por 38 anos em diversas Instituições Financeiras, como gerente.

Escritor, pesquisador e poeta, é apaixonado pela Literatura e escreve crônicas nos jornais "Cruzeiro do Sul", de Sorocaba e "O Jornal",  de Pilar do Sul.

Ambientalista, escreveu muitas matérias denunciando a destruição da natureza. Foi voluntário na Pastoral da Criança do Jardim lpiranga; é voluntário na Pastoral do Menor e membro do Con-selho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; há 32 anos  congrega a Sociedade São Vicente de Paulo...

Jairo Valio é cidadão honorário de Sorocaba, título que premiou seus esforços na luta pelos menos favorecidos e membro honorário da Academia Sorocabana de Letras. Descreve com rara fidelidade os costumes e fatos distantes, a revolução constitucionalista de 1932, a vida das famílias tradicionais de Pilar do Sul, onde seu pai  (duas vezes prefeito) e sua mãe, tiveram destacada atuação, merecendo homenagens póstumas com nome de praça e rua.

É uma obra de grande envergadura.

Transcrito do jornal OPINIÃO Nº 41 - dezembro de 2005
Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 21/02/2006
Reeditado em 15/04/2009
Código do texto: T114384

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272325 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 10:38)
Ricardo De Benedictis