Igreja e religião

Introdução. As relações entre igreja e religião são bastante estreitas. Em virtude dessa proximidade geram muita confusão para aqueles que se dedicam a estabelecê-las. É sabido que o substantivo Igreja tanto pode se referir ao prédio onde a comunidade religiosa se reúne para os seus ofícios, como à própria comunidade. No entanto, também é comum a pergunta a respeito da religião de cada um. E quando a pessoa responde que é cristã, de imediato a pergunta é aperfeiçoada para melhor esclarecimento: “Não, eu quero saber qual é a sua igreja?”. Demonstra-se que, para uma parcela da população, religião e igreja são a mesma coisa. Na presente reflexão, pretende-se trazer algumas luzes sobre o tema, visando minimizar dúvidas e fortalecer os conhecimentos específicos sobre o assunto.

1. Tipos de conhecimento. Antes de tudo é de ver o seguinte: sempre que o tema de uma conversa esteja ligado ao conhecimento, a reflexão deve ser iniciada com uma breve revisão acerca dos diferentes tipos de conhecimento e o que se requer do preletor para uma boa exposição.

Observe-se que dentre os vários tipos de conhecimento destacam-se duas grandes fronteiras. A primeira é caracterizada pelo conhecimento leigo, popular ou empírico. A segunda, pelo conhecimento teológico, que se fundamenta principalmente na fé. Entre ambas, medeiam os conhecimentos científico e filosófico, sendo que o primeiro pende para a materialidade e o segundo para a espiritualidade. Seja qual for o conhecimento que se pretenda construir, tudo começa com um domínio regular a respeito dos conceitos pertinentes à área específica que se pretende compreender.

2. Diferença entre religião e igreja. Na verdade, é muito difícil diferenciar religião de igreja no mundo ocidental, onde a maioria da população é adepta do cristianismo, a religião que, em tese, foi construída sobre o fundamento dos apóstolos e profetas (Ef 2:20). Na verdade, muitos outros fundamentos têm sido postos para a apreciação dos crentes, o que vem evidenciar a necessidade de se ter um bom entendimento, para não ser enredado pelos diversos raciocínios apresentados. Cada crente deve estudar a Palavra com afinco, zelo e sempre buscando a direção do Espírito Santo. (2 Tm 2:14-26; Jo 8:32).

Segundo Langston, “a religião é a vida do homem nas suas relações sobre humanas, isto é, a vida do homem em relação ao Poder que o criou, à Autoridade Suprema acima dele, e ao Ser invisível com Quem o homem é capaz de ter comunhão. Religião é vida com Deus.” (LANGSTON, A. B. Esboço de teologia sistemática. 6.ed. Rio de Janeiro: Juerp, 1980, p. 10).

A Igreja, seja como prédio, seja como comunidade é um complexo de burocracias para atender às demandas estatais e sociais, que envolve questão tributária, militar, educativa, entre outras. A vida da igreja não é religião. É vida social. Religião é a força que faz o homem buscar a mudança interior para ser bom e assim agradar a Deus. A Igreja trata das relações sociais e políticas. A religião das relações humanas e espirituais.

3. A verdadeira religião. Falando sobre religião, Tiago destaca que a religião verdadeira é aquela que está ligada ao bom exemplo que se pode seguir com segurança. Não está ligada ao discurso teológico e acadêmico. Isso é coisa de igreja. A religião é a concretude. (Tg 1:26-27).

Jesus veio ao mundo e falou muitas coisas. Palavras que foram reconhecidas pelos seus ouvintes como de grande sabedoria (Mt 7:29; Jo 7:46). No entanto, Ele mesmo destacou que o aspecto mais importante que as pessoas mais deveriam observar em sua missão, não era o que Ele falava, mas aquilo que Ele fazia (Jo 5:36; 10:37).

Conclusão. Dessa forma é de concluir que podemos estar em qualquer lugar e em qualquer igreja (prédio ou comunidade). O lugar não é o mais importante. Em qualquer ambiente vamos encontrar aqueles que são mais e aqueles que são menos espirituais. Não devemos olhar tanto para os mais exemplos das pessoas. Devemos nos preocupar com a nossa relação com Deus, estudando e compreendendo a Sua Palavra e fazendo com que ela se materialize em obras concretas na nossa vida. O que é importante não é a igreja propriamente dita, mas a religião que nos aproxima da perfeição de Deus (Hb 12:1 e segs.).Que o Senhor nos abençoe!