É tempo de despertar

A Bíblia diz que existe um tempo para tudo debaixo do sol (Ec 3:1). Concordamos plenamente com isso e pretendemos compartilha uma breve reflexão sobre o tempo de despertar do sono, o qual é também um dos propósitos de homem. Necessitamos dormir. Às vezes queremos ficar acordados, mas o nosso corpo não obedece a nossa vontade e dormimos. E às vezes nós realmente estamos cansados e desejamos dormir. E dormimos. Todavia, ninguém deseja ficar dormindo o tempo todo. O que queremos mesmo é descansar para voltar a agir e fazer as coisas que nós realmente gostamos de fazer. Assim sendo, uma vez tendo dormido, queremos acordar, desejamos despertar do nosso sono. Mas nem todas as pessoas conseguem despertar. Algumas acabam sua vida dormindo.

A Bíblia diz em Rm 13:11 que já é hora de despertar do sono. O sono tratado pelo apóstolo está em sentido figurado. Ele representa o comodismo das pessoas diante de uma das situações mais importantes da vida de cada um: o destino de sua alma após a morte.

É verdade que muitas pessoas sequer acreditam que haja uma continuação da vida após o dobre dos sinos que assinala o fim de sua vida terrena. Para esses, a vida acaba aqui. Outros acreditam que haverá uma possibilidade de volta, quando então poderá tomar uma decisão mais séria a respeito do assunto. Não podemos negar que existam essas concepções de vida. Todavia, em que pese respeitarmos o direito de cada um de crer no que quiser, estamos convencidos de que essas possibilidades alternativas não têm consistência para merecer a nossa credibilidade.

Nós acreditamos que existe um Deus e que ele é único. Em nossa concepção Deus é aquele que está acima de tudo. Assim sendo, não pode haver outro igual a Ele. Se houvesse, então ele não seria mais o maior e também não seria Deus (Jo 5:44; Rm 16:27; 1 Tm 1:17).

Nós acreditamos que Deus é a origem de tudo, sendo que Ele mesmo nunca se originou de nada, nem de ninguém. Ele é eterno e nele tudo subsiste (Sl 145:13; Lm 5:19; At 17:28; Cl 1:17).

Nós acreditamos que esse Deus criou todas as coisas, inclusive o homem, ao qual colocou no comando da Terra (Gn 1:1, 27-28; Sl 134:3; Is 43:15).

Acreditamos que Ele se manifesta à sua criação e em especial ao homem, dando orientações sobre o modo como deve proceder para estar em harmonia com o mundo criado. Cremos que essa revelação está gravada em parte na natureza, em parte na consciência humana e em parte está nas Escrituras (Sl 19:1; Dn 2:28-29; Jo 9:19; At 3:21; Rm 1:18-19; Hb 1:1).

Assim sendo, para nós, as Escrituras são, indiscutivelmente, a Palavra de Deus e que são elas que nos revela a existência da vida após a morte (Mt 22:9; Jo 5:24, 39; 2 Tm 3:16;).

Jesus disse que a vida continuará na eternidade (Jo 14:1 e seg.). Ele disse que veio para nos dar vida abundante (Jo 10:10). Assim, nós não acreditamos que a vida acaba aqui.

Acreditamos que morreremos e que após a morte vem o juízo (Jo 5:24; Hb 9:27). Que ao morrermos, nosso corpo volta a ser pó e que o nosso Espírito retorna para Deus (Gn 3:19; Ec 12:7).

Acreditamos que não é possível voltar da morte a não ser por obra de Deus e ele não planejou isso para todos os homens. (Lc 16:19-31) e, portanto, não acreditamos na reencarnação como regra geral.

Nesse sentido, entendemos que é necessário tomar uma atitude muito séria em relação ao nosso futuro quando partirmos dessa vida. Para quem iremos? Essa pergunta um dia foi feita pelo apóstolo Pedro. E ele mesmo respondeu, dizendo que não havia outro caminho a não ser Jesus (Jo 6:68). Jesus também disse que não havia outro caminho (Jo 14:6).

Assim sendo, considerando que o assunto é importante e que Jesus é a única oportunidade de salvação, mais do que nunca temos que concluir que não podemos mais continuar indiferentes à pregação. Realmente é preciso que nos despertemos do sono, uma vez que se trata da nossa salvação.

Que Deus nos faça agir e nos posicionar. A indiferença é a pior de todas as alternativas. Jesus condenou-a (Ap 3:16). Seja o vosso sim, sim e o vosso não, não. Mas não seja um indiferente, tome uma posição e que esta seja a melhor para a sua alma. Que Deus nos abençoe!