Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ÚNICO REFÚGIO

 
...a questão ecológica, hoje em dia, é muito mais do que um movimento político ou social; é uma necessidade!

Nos dias atuais muito se fala em ecologia. No mundo inteiro há movimentos ecológicos visando lembrar a pessoas das condições precárias em que vive todo o ecossistema natural. Na Antártida, o buraco na camada de ozônio aumenta proporcionando a exposição da terra aos raios solares, responsáveis diretos pelo superaquecimento da sua superfície e pelo transtorno causado à fauna e a flora. A temperatura já se encontra alterada e os cientistas prevêem que, para os próximos anos, um aumento entre quatro a cinco graus. Isso se deve às toneladas de gases expelidos dos automóveis, das fábricas, dos vulcões em atividades e das plantações aquáticas.

Exposto às violentas forças gravitacionais, o globo terrestre oscila numa rota única a milhares de anos. No último século, a exploração diária de milhares de barris de petróleo diminui a massa sólida em milhões de quilos e os transforma em gases. Se, por um lado, a Terra perde peso; por outro, ganha excessiva caloria tornando-a superaquecida e desprotegida das variações climáticas; isso, sem mencionar na real possibilidade de uma alteração na sua rota sobre seu eixo imaginário. Assim, o progresso a ataca por dentro e por fora. Por outro lado, estudiosos comprovam que, no sistema solar, o único e mais próximo planeta em condições de ser implantada uma atmosfera parecida à nossa, é Marte; no entanto, ele ainda é inatingível a nível humano.

Os gases alterados acabam formando uma camada que retém o calor na atmosfera gerando, assim, as fortes estiagens e modificando o clima em todas as regiões. Como se vê, a questão ecológica, hoje em dia, é muito mais do que um movimento político ou social; é uma necessidade! A Terra e seu ecossistema estão doentes. Nesse prisma, todos aqueles que se propuserem a lutar nessa questão, devem levar em consideração de que essa necessidade vai além de simples gestos de plantar árvores, desfilar com cartazes ou fazer manifestações. Deve ser, acima de tudo, um movimento de conscientização em massa e, com clareza, fazer com que as pessoas defendam o ambiente em que  vivem. Portanto, cabe a nós a responsabilidade de se unir e tentar retardar o envelhecimento desse planeta e, a essa humanidade que determinou as explorações predatórias e exageradas no sistema; aos homens que criaram todas essas divergências entre si através de lei que fomentaram o progresso agressivo, certamente, caberá a esses mesmos homens, a obrigação de proteger o único refúgio no sistema solar, o planeta Terra.

A Notícia. jul.2001.

 
 

 

 
Ciro do Valle
Enviado por Ciro do Valle em 04/03/2006
Código do texto: T118704
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ciro do Valle
Salesópolis - São Paulo - Brasil
99 textos (5150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 15:07)
Ciro do Valle