Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REINO DOS BICHOS

Bastam algumas cheiradas e pronto! Ergue-se uma das pernas, dispara-se uma, duas esguichadas seguida de “triscadas”, as orelhas em pé e os olhos fixos em algum ponto. É o Cão Selvagem em sua perene rotina. Ao redor há um profundo desconsolo entre casta de animais. Vêem-se Arraias magoadas, pernilongos cambaleantes, enxames que invadem territórios inimigos amontoados sobre a rainha; gafanhotos que varreram o centro-oeste coçam as patas à luz do sol. No trópico de Capricórnio, a garça ribeirinha desfere cerrado ataque à bem alojada “anChova” que, ferida, mergulhou mar adentro. Já o galo mineiro, expulso da rinha principal, criou seu próprio terreiro onde arrasta as asas e afia as esporas. O que dizer do carneiro? Depois de tantas cabeçadas, se esconde ofegante... E o queixada?  Tanta disposição e o sumário fracasso!...

Sob o sol tropical, lulas, centopéias, raposas dos pampas, calangos e vários ruminantes vêem, assombrados, o revoar vitorioso do barulhento tucano do planalto.

Num manguezal, o pulguento “trípede” com a cauda em “C” carimba a vegetação. O ritual é o mesmo: perna erguida, “triscadas”, algumas esguichadas, (onde se consegue tanta munição?), e o caminhar relaxado mangue adentro. Um chimpanzé, aos gritos, esclarece que o cão só demarca seu território. A hiena, com “riso irônico”, olhando de lado, se afasta e o papagaio replica:

---“Cráác! O ato de urinar em pontos estratégicos, não significa posse! Um marca, outro remarca! Cráác! Todos dominam e nenhum é dono! Após o primeiro confronto, garças, jabutis e babuínos se unirão à anChova...cráác!...Juntos, enfrentarão o carneiro e o esturjão da Arábia, cujas obras caras...cráác, digo, ovas raras, seduzem a maioria. Se ganham ou se perdem, convivem no mesmo espaço!”

Ciente disso, a velha coruja, “com olhar de 360 graus”, emite um hiato e ajeita as penas. Fera que é fera sabe que nos domínios do sonolento e saciado rei Leão, o reino é de todos, mas não é propriedade de ninguém.

Destaques no cenário político:

Miguel Arraes, MST, Marta, Mario Covas, Itamar Franco, Francisco Rossi, Quércia, Lula, Enéias, Brizola, Genoino, Maluf.

A Notícia. out.1998.

 
Ciro do Valle
Enviado por Ciro do Valle em 06/03/2006
Código do texto: T119331
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ciro do Valle
Salesópolis - São Paulo - Brasil
99 textos (5150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 22:49)
Ciro do Valle