Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Brasil, 500 Anos

O novo milênio tá aí. 500 anos do descobrimento do Brasil, 500 anos de evangelização, também. Parceria entre “Poder e Igreja”. No momento em que o País atravessa uma grande crise política, financeira e social, uma suntuosa festa está sendo preparada, convidados nobres estão sendo esperados, muita pompa e gastos com o dinheiro público. Dinheiro que poderia servir para criar empresas e gerar mais empregos. São milhões de reais que irão ampliar ainda mais o endividamento da Nação. Como filhos desta terra de  “Santa Cruz”, como cristãos, temos que refletir e questionar. Será que os verdadeiros donos da festa serão convidados ? Ou será mais uma farsa e uma forma de esconder a verdade ?
Nesses 500 anos de “poder e evangelização”, vimos uma igreja caminhando ao lado dos dominadores. Muito se falou em evangelização, mas pouco se fez, até que a igreja descobrisse a sua real missão, a partir do “Concílio Vaticano II”. O que aconteceu até então, foi pura hipocrisia, atitudes semelhantes à prática dos fariseus.
São 500 anos de opressão, massacres, exclusão, injustiça social, roubos. As riquezas da terra sendo levadas pelos descobridores, o povo explorado, humilhado, perdendo a dignidade e a própria identidade. Isto, no passado não tão distante. E hoje ? Porque tantas CPI’s ? Como estamos vivendo, será que somos um povo realmente livres ? Qual o real papel da igreja em nosso meio ? São tantas perguntas sem respostas. . . Mas, parece que a igreja está acordando. Tanto é, que a Campanha da Fraternidade traz para nós o tema “Dignidade Humana e Paz”, e como lema “Novo Milênio Sem Exclusões”.
É bom ressaltar que somos “santuário vivo”, e que muitos chegaram a morrer em defesa dos oprimidos, pobres, índios e marginalizados. No entanto, está para acontecer a festa do século. Para que tão grande evento pudesse acontecer, primeiramente teríamos que aprender a amar nosso semelhante, a dizer a verdade, para que houvesse paz. Paz que só pode suceder, vinda do amor, da justiça.
São 500 anos de sofrimento, dor, farisaísmo e injustiças. . . Assim não dá. Estamos vendo corações dilacerados pela dor da humilhação, da falta de dignidade, do desemprego, da desigualdade, da discriminação e tantas outras situações. São tantos rostos desfigurados, rostos que não são enxergados, simplesmente porque não é conveniente.
Falta pão em tantas mesas e, no entanto, o que se prepara é uma comemoração digna dos faraós. Que os 500 anos sirvam para reflexão, não só para as autoridades constituídas, mas também para a igreja. Que ela reconheça seu erro do passado, adote uma postura mais firme no sentido de resgatar a dignidade humana e promover a paz de que tanto necessita o nosso povo tão sofrido e cansado. “Se calarem a voz dos profetas, as pedras clamarão”.


28/03/00      
Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 19/03/2006
Código do texto: T125345
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wilcaro Pastor
Coronel Fabriciano - Minas Gerais - Brasil, 65 anos
489 textos (37586 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 08:08)
Wilcaro Pastor