Apresentar a importância da logística e da tecnologia da informação como estratégia competitiva, justificando não somente pelas oportunidades dos custos envolvidos e informações, mas também como meio de diferenciação de níveis de serviços oferecidos em mercados globalizados e extremamente competitivos, atualmente vividos pela sociedade mundial. 

Tratamos dos diferenciais competitivos que aborda a importância estratégica da Tecnologia da Informação na Logística em face de crescente concorrência, decorrente da abertura econômica e da necessidade de se obter o produto certo, no local certo, no tempo certo atendendo aos padrões de qualidade do consumidor, ao mesmo tempo, minimizando os custos para a organização.

A evolução que a tecnologia da informação trouxe às varias áreas do conhecimento humano foram marcantes, pois a cada nova tecnologia inventada grandes mudanças comportamentais aconteciam. Na logística não poderia ser diferente, pois já existem sistemas integrados onde as informações navegam pela empresa e são disponibilizados para geração de consultas, relatórios gerenciais e tomadas de decisões em tempo real e imediato.

A Aplicação da tecnologia da informação através da utilização dos computadores veio permitir a difusão da tecnologia, como a concepção auxiliada por computador (computer-aided desing – CAD) ferramentas de controle numérico por computador, robôs industriais, sistemas de transferência automatizados e informatização do monitoramento da produção e do controle de qualidade.

As novas tecnologias têm permitido um maior nível de automatização, integrando as atividades de concepção, produção, gerenciamento e comercialização, proporcionando às organizações uma maior produtividade e flexibilidade às mudanças. Este sistema integrado de atividades torna-se uma rede flexível à medida que as inovações tecnológicas possibilitam relacionamentos na cadeia logística, a fim de vencer barreiras, através da sinergia do trabalho em conjunto para atingir objetivos comuns.

Eletronic Data Interchange – EDI: Ou intercambio eletrônico de dados é uma ferramenta tecnológica de informação, que tem sido utilizada pelas organizações para ligar seus componentes e parceiros, de modo a gerar perfeita integração, rápida comunicação e agilidade na resposta. O EDI influência a cadeia de valor quando a adoção de estratégias para uma vantagem competitiva em um mercado globalizado. O EDI é uma rede de acesso restrito aos clientes do provedor, que permite a conexão entre os sistemas eletrônicos de informação entre empresas, independentemente dos sistemas e procedimentos utilizados no interior de cada uma. A função principal de um provedor de EDI é no momento de adesão de um cliente a rede, instalar o hardware e software para a tradução das informações da empresa em padrões já normatizados internacionalmente. Na operação do sistema, o provedor deve garantir tanto o registro da transação entre dois parceiros na rede, quanto o sigilo em relação ao acesso de terceiros a estas informações. As empresas não entram em contato apenas com bancos, mas com todos os parceiros nos negócios. A troca de informação gera economias e maior eficiência para todos os participantes da rede. Assim, cada um é, ao mesmo tempo, cliente e fornecedor de informações.
Este conceito de comunicação entre empresas, o EDI compreende todas as trocas de documentos e informações entre todos os participantes das transformações, potencializando recursos de tempo e capital eliminando todo e qualquer tipo de ineficiência da cadeia de valor. A adoção do EDI implica em reconfigurar no sistema logístico, englobando todos os parceiros comerciais, sejam eles fabricantes, transportadores ou varejistas.

Geografhic Information Systens – GIS: A tecnologia da informação, que surgiu como ferramenta de redução de custos e agilizadora do processamento de informação têm sido cada vez mais aplicadas em todos os ramos da atividade humana, devido ao crescimento exponencial de seus recursos e habilidades. O Sistema de Informação Geográfica está ao alcance de pequenas, médias e grandes empresas, proporcionando um melhor processo de analise dos clientes bem como a utilização de um instrumento mais adequado na formação de zonas de vendas. Diante desse cenário, milhares de transportadores ou varejistas compartilham esses recursos para montar, formar e manter parcerias. O GIS esta relacionada com uma ferramenta que associa banco de dados a mapas digitalizados. 

O tratamento das informações espaciais no passado era realizado basicamente através da utilização de mapas em papel. Hoje em dia, existem softwares que permitem o uso de tais informações para auxiliar na tomada de decisão. Devido à importância que os dados espaciais ocupam na atividade logística, o GIS possibilita inúmeras aplicações a partir da utilização de dados georeferenciais para resoluções em problemas de localização, seja de pontos comerciais ou de fábricas, no roteamento de veículo, na identificação do potencial de vendas das diferentes regiões, identificação de anomalias, como fluxos inadequados, desbalanceamento das regiões de entregas e outros. 

No Brasil existe uma grande disponibilidade de software de GIS, capazes de executar tarefas, tais como: roteamento, estudo de localização, obtenção de matriz de distancia, entre outras, Maptitude, TransCAD os principais softwares são: Arc-info, BusinessMap, Deskmapp, MapInfo, MaxiCAD, Tactician.

A interação entre as diversas áreas de trabalho da organização é de vital importância para que este sistema funcione adequadamente, pois a manutenção de dados depende de vários setores, já que a logística possui interface com a área de marketing, finanças e produção. Muitas organizações estão adotando os GIS na formulação do planejamento estratégico, visto que os aumentos do número de variáveis, principalmente geográfica, tornam as decisões mais complexas. Assim, a necessidade do uso de tal ferramenta para a competitividade da empresa, à medida que facilita as tomadas de decisões com dados confiáveis e atualizados.

Simulação de Informações em Logística: A simulação é outro aplicativo tecnológico que auxilia a gerencia na identificação, avaliação e comparação de alternativas operacionais. É o suo de modelos para estudo de problemas reais de natureza complexa, através da experimentação computacional. Assim, a simulação consiste no processo de construção de um modelo que replique o funcionamento de um sistema real ou idealizado (ainda a ser construído) e na condução de experimentos computacionais, com este modelo com o objetivo de melhor entender o problema em estudo, testar diferentes alternativas para sua operação e assim propor melhores formas de operá-lo. A aplicação da simulação como ferramenta de apoio à tomada de decisão, facilita e revela aos dirigentes a melhor maneira para realizar determinada tarefa ou resolver alguns problemas. Através de Softwares poderão processar problemas complexos, obtendo economia de tempo e exatidão das informações.

Os principais Softwares de simulação: AutoMod, Extend, GPSS H, VisSIM, MODSIM III, ARENA, Micro Saint, ProModel, TAYLOR II b, Simscrip II. 5 e, ProModel, SIMPLE ++, Simscrip II.5 e. 

Não há dúvida que a logística moderna foi fortemente influenciada pela evolução da tecnologia da informação, disponibilizando informações através de ferramentas como as citadas neste estudo e outras, possibilitando às organizações agilidade nos processos, confiabilidade, mais eficiência e menor custo. Esta é a era cibernética da logística, sendo os computadores e sistemas de comunicação fundamentais para a execução eficiente das operações no sistema logístico. Permite aos dirigentes um gerenciamento estratégico, satisfazendo sua demanda, oferecendo o seu produto no tempo e no lugar certo, ao menor custo.

Porém, nesta concepção da logística deve-se incluir não somente as maquinas e as instalações físicas, mas também as organizações, as condições das atividades e a formação dos indivíduos que operam estes sistemas. Visto que a tecnologia é antes de tudo conhecimento, que pode ser desenvolvida através de habilidades e treinamentos. O novo perfil do profissional de logística exige que o mesmo esteja profundamente familiarizado com as opções e termos correntes da Tecnologia da Informação, tais como: Banco de Dados, EDI. ECR, Supply Chain Management, Quick Response e tudo que signifique tráfico de informações e dados digitais dentro e fora da empresa.


CONCLUSÃO: A implantação de uma logística inteligente tem sido a solução encontrada por muitas organizações para reduzir os custos operacionais, melhorando a eficiência de atendimento ao cliente, porém o problema é o desenvolvimento de executivos com visão global e integradora, possuidores de capacidades de liderança frente aos funcionários para a formação de uma cultura de trabalho em equipe e uniformização da informação. Caso contrario, os problemas operacionais logísticos permanecerão tendo em vista uma falha de relacionamento e comunicação dentro da empresa.

Aprimorados a partir de ferramentas tecnológicas, os sistemas logísticos passaram a ser cada vez mais estratégicos, modernizando processos e provocando uma maior integração entre empresas, provocando muitas vezes, mudanças nas relações de negócios e no escopo organizacional. Passando os dirigentes a perceber no relacionamento de parcerias entre clientes e fornecedores, oportunidades de negócios e vantagens para ambas as partes.

Outro ponto relevante é a utilização da logística como diferenciador no mercado, adotando-a como estratégia para alcançar uma vantagem competitiva em meio à concorrência e a globalização.
Alexandre Portela Barbosa Msc
Enviado por Alexandre Portela Barbosa Msc em 10/11/2008
Código do texto: T1276495
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.