CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

OS MARAVILHOSOS ANÉIS DE SATURNO.

"Da próxima vez eu me mando
Que se dane o meu jeito inseguro
Nosso amor vale tanto
Por você vou roubar os            (Desculpe o Auê -Rita Lee)
Anéis  de  SATURNO"





           Desde que eu ouvi falar que existiam planetas eu me interessei profundamente . Eu tinha , provavelmente , pouca idade, mas quantos anos eu tinha , não posso precisar. Lembro-me que de cara já foram falando da Terra .  Nada mais lógico do que isso ,claro . Vi todas a figuras que me mostraram da Terra  e tudo o mais que podiam ensinar , respeitando, evidentemente, a minha idade . Não iam falar de Big Bang , nem de Big Crunch , nem de Quasar ou Pulsar ou etc... Falavam as coisas simples , dizíveis  a uma criança . E assim foi até que me encantei com o SATURNO . Fiquei curiosa . Anéis ??? Teria dedos o planeta ? Onde estariam esses anéis ?
          Canceriana, regida pela lua , elemento água , pedra - a pérola . E eu sou de me apaixonar e me apaixonei pelo Saturno . Que Terra , que nada . Nem Urano , nem Júpiter , nem Marte , nem nada ... eu ia sempre procurar coisas do Saturno e os anéis . Olhava nos dedos da minha mãe e via os anéis que ela usava . Pensava : serão assim em Saturno ? Eu falava em Saturno na escola  , em casa, com meus irmãos e sempre querendo arguir sobre os anéis . E assim , cheguei nos dias de hoje , já sabendo não TUDO, mas alguma coisa ,a mais, sobre Saturno.
          Saturno é lindo !!! É o sexto planeta do sistema solar . É também o maior . Em Saturno terminam os planetas que são visíveis a olho nu .  Na mitologia dos antigos romanos ele era DEUS . Ele era o Deus da  Agricultura ( talvez esteja aí a explicação de eu gostar mais da terra do que do asfalto . Adorar o campo , as matas , as plantas e tudo o que advem do campo , da agricultura )  . Já na mitologia grega ,ele é o DEUS CRONUS , filho de Urano e Gaia  e pais de Zeus (Júpiter)  . Mas eu queria os anéis ... e através de Galileu . Soube que Galileu observou , incrédulo, os seus anéis . Ficou encantado... Em 1610 , em pleno sec. XVII , sec. de  Spinoza , o filósofo mais polêmico desse século . E eu , adoro Spinoza , viu só ,deu tudo certinho...    E ,Saturno , por  causa da beleza dos anéis ficou conhecido como "A jóia do Sistema Solar " .
          Os anéis de Saturno são tão visíveis pelo seu albedo  muito alto , ao contrário dos outros planetas gasosos, e isto pelo fato de sua espessura ser inferior 1 km. Isso mesmo , 1 km.  Este alto albedo  se deve à sua composição  essencialmente de partículas de gelos . Sua densidade é inferior á densidade da água (0,69) . Ele é o único a ter essa densidade , pois é totalmente gasoso . Os raios dos anéis é de uma beleza incalculável . Só com a foto  feita de uma maneira especial dá para ver.   Tem 56 luas . A maior e a mais importante é a Titã .  Ele era único.... só que em 1977 descobriram que Urano também tem um sistema de anéis .... hummm  ,fiquei triste . Queria que Saturno fosse único, sim o único. ..... e a banda TITÃS , também foi escolher o nome da principal lua de Saturno. Todo mundo atrás de Saturno... ( mas a banda merece ... )
          Assim , é Saturno, mas seus anéis  gigantescos nunca poderiam chegar às mãos de alguém. Nem às minhas ... mesmo porque eu não tenho nenhum amor para presentear como diz a Rita Lee no seu AUÊ . Desculpe Rita ... o  AUÊ  fica pra depois ...

P.S- Albedo é a porção de luz que , incidindo sobre uma superfície,é refletida irregularnente. Alvura .  * Pense uma luz sobre a sua mesa de jantar... ela bate e um lugar fica mais claro que o outro . Sabe e o resto se difunde... isso é albedo.

                                           ( by Kalena,2008 )
kalena
Enviado por kalena em 25/11/2008
Reeditado em 26/11/2008
Código do texto: T1303552
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
kalena
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
1572 textos (379504 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/09/14 23:54)