Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Surgimento do TEATRO

O nascimento do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga, aconteceu, em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). Os festivais anuais, com cada nova safra de uva, eram realizados em grande festa de agradecimento ao deus, com representações de tragédias e comédias.
Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de Coro", os organizadores de procissões.
Nas procissões os participantes cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio e, em procissão urbanas, se reuniam aproximadamente 20 mil pessoas, enquanto que em procissões de localidades rurais (procissões campestres), as festas eram menores.

O primeiro diretor de Coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Psistrato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis adquiriu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualisar o sentimento da cena pelas máscaras.
Os escritores participavam, tanto das atuações, como dos ensaios, e da idealização das coreografias.

O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o "Corifeu", que era um representante do coro que se comunicava com a platéia.
Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele – altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego. Quase nada se sabe de Téspis, apenas que foi quem deu o passo da interpretação na história do TEATRO.

2008 - TODOS OS DIREITOS RESEVADOR
Lell Trevisan
Enviado por Lell Trevisan em 03/12/2008
Reeditado em 09/06/2011
Código do texto: T1315802

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria Lell Trevisan - www.lelltrevisan.rg3.net). Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Lell Trevisan
São Paulo - São Paulo - Brasil, 30 anos
32 textos (37040 leituras)
2 e-livros (212 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 14:00)
Lell Trevisan



Rádio Poética