Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


    PEQUENAS TELAS, GRANDES CLÁSSICOS





É chegada a hora de o livro alcançar novos suportes, livrando-se do ostracismo a que foi submetido pelos meios eletrônicos. Não, não se trata (ao menos ainda) do tão anunciado declínio da página impressa. É apenas uma ajudinha que a literatura passa a receber dos gêneros audiovisuais, por meio do que vem sendo chamado de "livroclips".
Disponibilizados no site www.livro clip.com.br, por iniciativa de quatro profissionais do portal Canal do Livro, os livroclips são rápidas vinhetas eletrônicas, semelhantes a trailers de filmes, que apresentam e fazem propaganda de algumas das principais obras da literatura brasileira e estrangeira. "Trata-se de uma tentativa de criar novos tipos de acesso ao livro, principalmente para o público jovem, bastante distanciado da literatura", explica Jadir Pavão, um de seus criadores.
Por ora, quase 20 clássicos já foram preparados, dentre os quais Dom Casmurro, Crime e castigo e Dom Quixote. Alguns deles, inclusive, tendo sido transmitidos em escolas públicas do Estado de São Paulo, por meio de uma parceria com o portal Educarede.
O aporte hipertecnológico e o tom publicitário que tomam conta dos livroclips podem provocar críticas. De fato, ver o clássico de Dostoiévski tornado thriller holliwoodiano, ou O inferno de Dante em formato de vídeo-game, talvez seja chocante para os eruditos desavisados. Mas só atire a pedra aquele que estiver convicto de que a literatura não anda precisando de tais incentivos.
Pequenas telas, grandes clássicos. Toda Prosa.
Revista ENTRE LIVROS. DUETO EDITORIAL Edição nº12 - Abril/2006

florzinha
Enviado por florzinha em 04/04/2006
Código do texto: T133534
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Socorro Teixeira de Castro ( Flozinha)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
florzinha
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 64 anos
4138 textos (1194654 leituras)
5 e-livros (3402 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 14:47)
florzinha