Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UM TAPINHA NÃO DÓI


Acabo de ler, eu, que nunca fui espancado, mas sempre levei uns bons tapas quando necessário , que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto de lei que proíbe aos pais dar palmadas nos filhos, sob quaisquer propósitos, ainda que de caráter pedagógico: o projeto é de 5 petistas.
Não poderia ser diferente. Como foram apanhados com a boca na botija agora querem proibir qualquer tipo de punição a quem quer que seja , a começar pelas crianças: precisamos formar novos corruptos, transgressores da lei, pessoas que possam fazer o que bem entenderem tendo em vista que extintas as mínimas formas de punição o que adiantará proibir ?
Indiretamente estamos voltando ao : é proibido proibir  .
Possivelmente o próximo projeto venha retirar todos os marginais das prisões do país para que não fiquem traumatizados,  serão proibidos quaisquer tipos de castigos ou punições: todos nós só teremos direitos.
É comum as pessoas reivindicarem seus  direitos .
Lembrando Clarice Lispector : Porque há direito ao grito. Então eu grito.
Direitos humanos , direitos autorais ,  direitos da mulher , direitos trabalhistas,  direitos lingüísticos,   direitos  do consumidor,  direitos da criança , direitos , direitos  e mais  direitos.
E os deveres ?
Alguém já ouviu falar no Instituto dos  Deveres Humanos , ou na Faculdade de Deveres ;  deveres da mulher , da criança , do jovem , do idoso ?
Na dúvida,  entrei na Internet e fui atrás dos sites de busca . Talvez eu estivesse errado  nos meus conceitos , ou pré-conceitos.
No Google, encontrei 19.700.000 fontes de consulta para o item “direitos” e somente  1.720.000 para “deveres” .
No Cadê , encontrei 37.600.000 fontes de consulta para o item  “direitos” e somente 759.000 para “ deveres” .
No Yahoo , 38.200.000 fontes de consulta para “direitos” e 780.000 sites para “deveres” .
É importante frisar que , mesmo quando encontrei informações sobre  “deveres”,  a palavra  vinha acompanhada dos “ direitos “ : direitos ( em primeiro lugar ) e deveres  disso ou daquilo , desse ou daquele .
Não é à toa  que alguns  jovens , por exemplo, no colégio , só exigem . Exigem professores com paciência ilimitada , exigem tolerância nos seus atrasos , exigem tolerância  nos esquecimentos na entrega de tarefas , trabalhos e pesquisas , exigem conceitos ou notas maiores do que aqueles que realmente fizeram por merecer. Esquecem-se porém de que não cumpriram seus deveres . Não estudaram , não pesquisaram , não ficaram atentos durante as aulas , não acordaram  a tempo de ir para o colégio , não dormiram cedo para acordar cedo , não fizeram suas tarefas.
O que nossos petistas vão colocar em lugar das palmadas ?  Pagarão eles tratamentos especializados, como sugere a lei, para todos as crianças ditas  problemáticas ?
Não é à toa  que alguns funcionários exigem maiores salários , melhores condições de trabalho , direitos trabalhistas  , tolerância para suas faltas constantes e até incompetência . Mas não participam de cursos de reciclagem , não fazem nenhuma tarefa além do estabelecido em contrato , não procuram ficar algumas horas a mais ou trabalhar algum dia extra para compensar os dias perdidos .
Não poder dar umas palmadas, ou seja , não corrigir de uma forma um pouco mais contundente, quando as palavras não bastarem ,  é ajudar na formação de políticos que, como eles, assaltam  a nação de forma desavergonhada e despudorada: talvez, se tivessem levado umas palmadas quando crianças,  lembrar-se-iam delas quando fossem agir  como estão agindo.
O presidiário matou, roubou , estuprou , corrompeu  , aleijou , fez órfãos e viúvas que nunca mais verão seus entes queridos . Na prisão , durante os motins,  queima colchões, destrói cozinhas , arrebenta tudo o  que encontra pela frente ,  ou seja , não cumpre e nem cumpriu seus deveres . Mas,  ao ficar na prisão,  exige direitos : boas condições de higiene, comida  da boa e na hora certa , colchões para dormir , visitas semanais . Eles têm ao seu lado os Direitos Humanos.
E os necessitados de transplantes de órgãos ? Ficam nas filas exigindo seu órgão , forçando as autoridades , exigindo o direito de continuar vivendo ? E eu pergunto : durante suas vidas , foram doadores ? Doaram sangue ? Propuseram-se a doar órgãos ? Cumpriram o dever de cidadãos ? Tenho certeza de que a maioria não o fez.
Onde estão os  defensores dos  Deveres Humanos ?
Assim não dá .
É por isso que tudo está como está . Mas não consigo aceitar que “...é assim porque é assim “.
Se todos cumprissem seus deveres, e fossem punidos com umas boas palmadas quando não o fizessem, não haveria necessidade de Defensores de Direitos de quem quer que seja.
É preciso mudar essa mentalidade . Não podem existir direitos sem os respectivos deveres. Não podem esses políticos, que nem  bons exemplos dão para a nação, tirar o direito de nós, os pais, educarmos de acordo com nossas convicções , os nossos filhos: ninguém está defendendo espancamentos irracionais.
Sugiro que os cinco petistas sejam encaminhados a programas de proteção à população, tratamento psicológico, cursos e programas de orientação de como encaminhar melhor as coisas públicas — afinal , foram eleitos para tal — e deixem aos pais a educação de seus filhos.


      ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO
    PRESIDENTE DA ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE EDUCAÇÃO
                         ancartor@yahoo.com

Tórtoro
Enviado por Tórtoro em 05/04/2006
Código do texto: T134375
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Tórtoro
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, 67 anos
176 textos (27932 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 20:04)
Tórtoro