Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dioniso: um deus no teatro

Na Grécia antiga eram cultuados muitos deuses. Eles tinham vontades e personalidades como as dos homens, e muitas das suas características eram ligadas aos elementos da natureza. Um deus especial era Dioniso (Dionísio), cultuado como deus do vinho, da fertilidade e do Teatro.

Não sabemos muito sobre a origem do teatro, mas muito do que já se especulou sobre o assunto levou a acreditar que os elementos que fazem parte da história da Arte Teatral começaram a aparecer nos festivais em honra ao deus Dioniso.

Algo parecido com as procissões relembrando a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, os antigos gregos também faziam em homenagem a Dioniso. Rituais e festas eram realizados contando sua história de dor e alegria, desde o nascimento conturbado, a destruição pelos titãs até o renascimento.
 
Seu culto, relacionado aos ciclos da natureza, era     realizado    na    época da colheita da uva, para agradecer a abundância da vegetação. Abundantes também eram vinho, canto, dança e embriaguez.  Faziam parte das homenagens frenéticas ao deus os participantes vestidos e mascarados de bode, ninfas e sátiros, relembrando quando Dioniso menino corria pelos bosques acompanhado das ninfas, arrastando seres fabulosos como sátiros, centauros e mênades, entre outros.

(...)

Leia o texto integral na coluna Célebres cenas da E-Zine Entre Palavras:
http://www.e-zine.entrepalavras.com.br/celebrescenas/index.html
Solange Firmino
Enviado por Solange Firmino em 07/04/2006
Código do texto: T135478
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Solange Firmino
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
194 textos (59237 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:46)
Solange Firmino