Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                                  A mudança passa pelo exercício da cidadania

     Deste o inicio do ano passado estamos vendo com freqüência no noticiário nacional em todas as mídias capítulos da corrupção na estrutura política do estado. 

     O executivo loteou o estado por partidos e políticos visando uma estrutura de poder, visando ter recursos financeiros para manter sua base de poder e atuação. Se isto sempre existiu é uma coisa, porem se veio a tona toda esta corrupção é outra e se, a sociedade vai aceitar passivamente é uma outra coisa ainda. O fato é que esta clareza de como funciona a estrutura política do estado a sociedade vai certamente construir uma filosofia do  que quer a sociedade e como entender os bastidores da política. 

     A sociedade política é um reflexo da sociedade como um todo, sendo assim, toda esta realidade o qual estamos vivenciando no que diz respeito a corrupção, a estrutura montada para roubar o estado está ligado diretamente ou indiretamente a cada um de nós.
 
     Exigir de nós a perfeição é uma utopia, afinal de contas, de certa forma todos temos nosso lado ruim, ou seja, querer levar vantagens, buscar nossos interesses próprios ou mesmo não abdicar de algo para o bem comum. Embora, temos nossas qualidades e virtudes individuais também temos nossos defeitos. 

     Também precisamos refletir que, muitas vezes cometemos erros pelas nossas próprias virtudes. Quantas vezes por um favor prestado acreditamos que precisamos retribuir e ai acabamos votando em certos candidatos para pagar este favor? Quantas vezes somos ludibriados pelas palavras doces e fingimentos de determinados políticos que sempre aparecem como pessoas sérias, mas que não fazem da política um bem comum? Quantas vezes votamos em pessoas porque são nossos parentes e amigos e não levamos em conta sua capacidade administrativa, política e sua idoneidade? 

     O Ser Humano é subjetivo e dentro desta subjetividade é que muitos maus políticos atinge seus objetivos e acabam se perpetuando no poder. 

     A grande maioria das pessoas é extremamente emocional e eleição é trabalhado o emocional pelos profissionais da política que sabem como ninguém mexer com os sentimentos, as emoções do eleitor. 

     Este ano, por exemplo, os candidatos que estarão pleiteando vagas no legislativo e no executivo uns se maquiarão de pessoas indignadas pela corrupção dizendo que votaram pela cassação dos que foram absolvidos por eles mesmos, outros estarão querendo mostrar sua atuação, omitindo suas defesas ferrenhas sobre os que praticaram o mensalão. E desta forma mexendo com o emocional de seus eleitores certamente vários estarão novamente no poder na próxima legislatura. 

     Esta realidade somente poderá mudar se a grande maioria da sociedade mudar o conceito em relação aos políticos, isto é, exercer a cidadania na hora do voto, isto somente ocorrerá se o eleitor souber separar o homem do profissional da política, se o eleitor for técnico na hora de votar, não escolhendo o candidato pelo sorriso, pela retórica, pelos laço de amizade ou proximidade pessoais. É fundamental que o eleitor escolha seu candidato pela idoneidade e pela capacidade enfim, que o eleitor possa escolher o candidato que tenha um perfil de trabalhos prestados a sociedade. Que o eleitor possa escolher um candidato que certamente estará próximo de seu domicilio regional para que durante seu mandado seja fiscalizado. 

     A sociedade pode criar o voto distrital a partir do momento que regionalisar e concentrar seus votos em determinados candidatos da região, facilitando o acompanhamento da atuação deste parlamentar durante seu mandado.


Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 21/04/2006
Reeditado em 21/04/2006
Código do texto: T142690
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1218891 leituras)
5 e-livros (11751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 02:13)
Ataíde Lemos

Site do Escritor