Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
 Quinoa: A Semente Milagrosa!


ANTONI BIGCUORE*


Eu descobri a Quinoa, outro dia ao adentrar ao supermercado, onde semanalmente faço minhas compras. Como sou um semi-naturalista convicto, comprei para experimentar a sementinha milagrosa. Gente!, é maravilhosa! Funciona mesmo!. Você a bate no liquidificador e ela virar uma farinha. Contém 7 aminoácidos essenciais(aqueles que nao são produzidos pelo organismo humano).


Vitaminas que contém: A, B1, B2, B6, C e E.
Minerais: Ferro, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Potássio, Zinco e Manganês.


Contém um aminoácido maravilhoso, a Lisina, que ajuda na processo de formação cerebral da criança. Agiliza os reflexos e processo de inteligência e aprendizagem.

Fiz a minha “mistura milagrosa”, assim: aveia integral, linhaça amarela, germe de trigo, farelo de trigo grosso, gergelim, quinoa real, semente de girassol e castanha do pará. Virou uma excelente mistura contra a depressão.

Por que? Porque estes ingredientes vão aumentar o nível da
serotonina no cérebro.(para quem não sabe, a serotonina é o principal neurotransmissor, aquele que faz a comunicação entre as células nervosas. Quando cai o seu nível no cérebro, a pessoa entra em deprê).(veja meu artigo neste Recanto sobre a Vitamina do Otimismo).

Transcrevo abaixo, o texto impresso na embalagem de Quinoa Real que comprei no mercado.(1)

“A Quinoa é um grão utilizado há milênios pelas culturas Andinas da América do Sul e hoje mundialmente reconhecido pelo seu alto valor nutritivo e funcional.

Na tradicional cultura dos Incas, a Quinoa (henopodium quinua wild) era conhecida como “Alimento Sagrado” ou “Mãe de todos os grãos”, e foi consumida durante séculos como base da alimentação diária por pessoas de todas as idades. O solo e as condições climáticas dos Andes, com suas grandes altitudes e baixas temperaturas, propiciam o desenvolvimento de sementes de qualidade superior – a chamada Quinoa Real originária do altiplano da Bolívia.

Com a crescente difusão e conhecimento da Quinoa e de suas excepcionais propriedades, o grão passou a ser reconhecido em varias partes do mundo. Hoje a sua comercialização e consumo são consagrados em muitos paises, incluindo mais recentemente o Brasil. A Quinoa é considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o “melhor alimento de origem vegetal para os seres humanos”.

Esta aceitação globalizada teve um embasamento científico e experimental, contando com resultados de importantes Centros de Pesquisas e Universidades, órgãos governamentais de vários paises, e ate recomendações de organizações internacionais, como a ONU, UNICEF e o Programa Mundial de Alimentos (WFP). Alem disso a Quinoa também foi utilizada pela NASA como parte da dieta especial da tripulação em missões espaciais de maior duração. É um alimento excelente para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.

Experimente a Quinoa, o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Além de todos os benefícios, a Quinoa é um alimento muito pratico, versátil e de fácil preparo. Com ela pode-se preparar uma série de receitas e combinações saborosas e nutritivas para a toda família!”.

(1) Fonte: Embalagem do produto embalado pela empresa de Curitiba, A Jasmine Alimentos.
***********************************************
Na zona cerealista de S.Paulo, compra-se todos os ingredientes pela metada do preço. Endereço: Rua Santa Rosa,189 - Brás.


(*) Antoni BigCuore. Autor é  Escritor em SP. Conheça mais textos seus, acessando o seu BLOG BEM VIVER , acessando:  http://www.antonibigcuore.blogspot.com -  (sp.sp.13.02.2009, 6a.feira, às 10,28 hrs.)

 
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 13/02/2009
Reeditado em 12/08/2013
Código do texto: T1437037
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 67 anos
2007 textos (682267 leituras)
83 áudios (35845 audições)
1 e-livros (129 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 06:19)
ANTONI BIGCUORE



Rádio Poética