Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                                          O demônio e sua nova estratégia 

     Quero desenvolver um tema complicado que é a existência e ação do demônio no homem e na humanidade. 

     Existem inúmeros relatos bíblicos que cita a existência de um espírito mal. A bíblia relata a de um anjo que rebela contra Deus e assim, é expulso do paraíso e o responsável pela desobediência do homem a Deus. Segundo a bíblia este é o motivo do pecado entrar na humanidade. Este acontecimento está já no primeiro livro de gêneses. 

     E assim ocorre toda historia do antigo testamento, da mesma forma que Deus vai preparando o povo para a vinda do libertador (Jesus), toda história da salvação é marcada por amor e desobediência do povo de Deus. Vitórias e derrotas são marcadas pela atuação do mal ( Espírito) tentando bloquear o plano de Deus, fazendo com que Ele tenha sempre que interferir para que Seu ( Deus ) plano que amor pudesse acontecer. Alguns dizem que a demora da vinda de Jesus tem relação com o despreparo do povo. 

     O evangelho de João inicia dizendo no (cap. 1,5 ) “ Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la. Trevas aqui biblicamente significa escuridão, demônio ( espírito ). 

     Assim, também vemos que durante a permanência de Jesus na humanidade foi marcada por violência, perseguição a ele, varias tentativas de assassiná-lo desde seu nascimento e pela vida afora. 

     Temos narrações que chegam a falar do dialogo de Jesus com o demônio, isto explicita para nós quanto foi a luta de Jesus contra o demônio ( Espírito ). Em varias curas houve enfrentamento direto de Jesus com o maligno. Podemos também observar todo o plano arquitetado pelo diabo através dos homens para matá-lo. Existe uma expressão do próprio cristo dizendo que este mundo quem comanda é o príncipe do mal (demônio).
 
     Vivemos num mundo paganizado, porem temos a Luz de Cristo no meio de nós, e todo aquele que acredita nesta Verdade tem a força e a certeza da vitória, no entanto, a vitória de Cristo não interferiu na nossa condição humana e sendo assim, temos nossas fraquezas. É na carne ( humanidade ) que o demônio sempre agiu e age para que caíamos nas trevas, no pecado e assim sofremos. 

     A cada tempo o demônio usa uma estratégia diferente para atingir o homem e afasta-lo de Deus. Num determinado tempo da historia ele atemorizava, colocava medo nas pessoas, porem viu que está estratégia não funcionava mais com o passar do tempo. Embora tenha feito muito mal com a estratégia do medo levou as pessoas aproximarem ainda mais de Deus como um refugio. Sua forma de manifestação no mundo fez com que o homem aproximasse ainda mais de Deus. 

     Hoje vejo que sua estratégia é induzir o homem a acreditar que Ele não existe, e tem conseguido com certa facilidade, pois, com o avanço da ciência principalmente o conhecimento do psiquismo humano muitas daquelas doenças que certamente eram lhe atribuído se descobriu que não passava de doenças psicológicas. 

     É verdade, muitas doenças são conseqüências estruturais do homem, seja social, psíquico ou orgânico e de certa forma isto contribuiu para uma desmistificação, mas também se percebe é que, mesmo nestes casos há interferência do mal indiretamente, e tudo que Ele deseja, quer é que, as pessoas não se dêem conta disto. 

     Quanto mais negamos sua existência e atuação no mundo, mais sujeitos e preso nele tornamos e nossa Fé é minada. É não podemos negar que o maligno tem conseguido este objetivo, pela descrença e indiferença na atuação dele. 

     Negar a existência do demônio é negar a existência de Deus, é negar o mistério da cruz. O pecado entrou na humanidade pelo demônio. O maligno é o autor do pecado, da mentira e assim vive querendo induzir o homem a não acreditar que sobre o sofrimento de Cristo fomos lavados e restaurados de tudo aquilo que pode nos afastar de Deus, provocando sofrimento e como conseqüência espalhando o pecado para humanidade e destruindo a nós próprios.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 24/04/2006
Reeditado em 25/04/2006
Código do texto: T144377
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219439 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 03:57)
Ataíde Lemos

Site do Escritor