Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Seleção Brasileira: - HEXA CAMPEÃ!... Será?

                Como qualquer brasileiro e amante do futebol arte e de resultado, esta é também a minha aspiração. Contudo, proclamar a
vitória na véspera seria, no mínimo, atitude temerária e insensata. É natural e até salutar que o clima que antecede uma Copa do Mundo seja de esperança e otimismo; mesmo porque, sem estes sentimentos, não vamos a lugar nenhum.

                Mas, comemorar a vitória antes do jogo, já me parece imbecilidade. É verdade que a Mídia, seja escrita, falada ou televisada, tem enorme culpa neste episódio. Jornais, Rádios e Televisão exploram o tema e a ocasião para disputar a supremacia na comunicação. Programas específicos e Mesas Redondas sobre futebol ocupam grandes espaços em todos os Canais. Apresentadores, comentaristas e demais profissionais do ramo se esmeram em informar seus leitores, ouvintes e telespectadores.

                Não havendo limite nem controle da qualidade da informação, a conseqüência é a formação desastrosa da opinião pública. Como se não bastasse, os comerciais veiculados pelas Televisões corroboram também para este estado de espírito. As Empresas, na ânsia de vender os seus produtos, contratam campanhas publicitárias que nem sempre obedecem aos princípios da verdade e da ética. Somos todos bombardeados por tantas mensagens de otimismo que se torna difícil até manter o equilíbrio emocional. Parece que a mentira, tantas vezes repetida, vai tomando a forma de verdade.

                É o inconsciente coletivo chegando às raias da loucura, quando os indivíduos já não conseguem pensar e raciocinar, questionar e divergir. De minha parte, jamais embarquei nesse otimismo exagerado, irresponsável e mentiroso. Mesmo porque a historia e os acontecimentos, até os mais corriqueiros, me mostraram o contrário.

                Para vencermos qualquer competição é necessário que a encaremos com coragem, determinação e, principalmente, muita dedicação aos treinamentos necessários para cada competição. Numa partida de Futebol, além dos requisitos físicos e técnicos, a atenção é fator preponderante. É preciso manter a atenção do primeiro ao último minuto.

                A desatenção e descuido de um segundo podem acabar com o sonho acalentado durante muitos anos. Depois, o resultado positivo de uma partida de futebol depende de tantos detalhes, principalmente quando sabemos que o Futebol é um jogo coletivo. São onze contra onze, julgados e dirigidos por um Juiz e dois Bandeirinhas ou juizes de linha como são hoje oficialmente chamados.

                Como, então, prever um resultado que depende da disposição, aplicação e comportamento honesto, leal e competitivo de tanta gente? Por todos estes motivos fico apreensivo quanto ao resultado positivo para o Brasil nesta Copa do Mundo que se aproxima, pois o otimismo exagerado já causou muito sofrimento e decepção a tantas Seleções. Que o digam a Holanda, Hungria e tantas outras.

               Quanto a nós brasileiros, vamos torcer e ter esperança que tudo corra bem com a nossa Seleção Canarinho. Que vença o melhor. Tomara seja o Brasil!


Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 15/05/2006
Reeditado em 10/08/2010
Código do texto: T156475
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Narciso de Oliveira
Campinas - São Paulo - Brasil, 82 anos
50 textos (27757 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 11:05)
Narciso de Oliveira