Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Legitimidade do voto

No seu sentido mais amplo, o voto é uma ferramenta de expressão da nossa opinião sobre determinado assunto. Desde quem vai continuar na casa, concorrendo ao milhão de reais, até quem vai habitar o palácio do planalto. De qualquer maneira, estamos expressando uma opinião que acreditamos ser a nossa, mas que nem sempre é.

Se votamos para o rapaz que era feirante continuar na casa, o fazemos porque acreditamos naquilo que vimos ele fazendo na TV. Contudo, o programa que vai ao ar é editado e, consequentemente, possui um ponto de vista embutido. Neste sentido, podemos fazer com que as pessoas gostem ou odeiem o nosso colega feirante simplesmente selecionando as cenas dele que iremos mostrar a todos. Como nossa “escolha” é baseada no ponto de vista de outra pessoa, ela não é legítima.

O mesmo acontece na política. Somos constantemente induzidos a crer nisto ou naquilo e utilizamos nosso voto para expressar o que acreditamos ser o certo. Ocorre que nem sempre isto é a nossa vontade legítima. Penso que qualquer voto é válido, inclusive o voto nulo, desde que seja o mais legítimo possível. Dentro das possibilidades que temos de conhecer os candidatos, devemos utilizar todas para que possamos tornar o nosso voto realmente válido. Se mesmo após isso não nos identificarmos com nenhum deles, o voto nulo é uma alternativa plausível.

O que não concordo é que façam apologias às diversas possibilidades de voto. Esta apologia deve ser feita às diversas possibilidades que temos de tornar nossa opinião legítima. Ao conversarmos com as pessoas sobre política e voto, não devemos abraçar o método coercitivo utilizado pelos meios de comunicação, que impõe uma opinião ao invés de explicá-la. Devemos orientá-las a formar uma opinião séria e própria e, ao debatermos o assunto, devemos expressar esta opinião seja ela qual for. Todo voto é legítimo desde que seja oriundo de uma opinião legítima e não de uma opinião induzida por outros.
Matheus Colen
Enviado por Matheus Colen em 15/05/2006
Código do texto: T156775
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Matheus Colen
São Paulo - São Paulo - Brasil, 33 anos
22 textos (1294 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 19:44)
Matheus Colen