Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FRAGMENTOS - Comentando o livro de ACAS

FRAGMENTOS - de ACAS


O escritor paulista Antonio Carlos Affonso dos Santos, vencedor de alguns concursos literários realizados em São Paulo, em seu livro FRAGMENTOS, coletânea de Contos, Crônicas e Poemas, muito bem dispostos nas 127 páginas da obra, Editora Nativa – 2004 – entrega-nos ao prazer viajor, uma obra magnífica, da lavra de um escritor que prima pela vernácula, quando conta histórias ou comenta fatos cotidianos com estilo, leveza e profundidade, descrevendo Taboão da Serra, a Grande São Paulo e outras cidades paulistas, ao mesmo tempo, brinda-nos com alguns textos que nos remetem à sua infância rural, carregados de uma linguagem bem característica dos colóquios usuais nas fazendas de café, além de outros tantos relativos à vida na periferia paulista. Sem falar nas investidas do autor pelo cone sul, com a narração fidedigna de suas bonanças e temporais.

Assim, utilizando-se de temas universais, desde o primeiro conto, ACAS em El Tanguero, com incrível capacidade de síntese, em pouco mais de uma página, relata a chegada de um uruguaio - cantor de tangos em uma cidade, cuja fama era de ser “o maior abridor de trancas de quarto de mulher casada,  mal amada e de moça solteirona casadoura ... que só tem Pensamentos Vadios... (sic)”.

Nos sonhos e pensamentos do autor passam fatos os mais diversos, todos descritos com a prosa poética que lhe é peculiar e que nos enche de brios pelas narrações de extrema fidelidade do dia-a-dia do nosso povo. A posse de Barromeu, o dentista que fez uma “ponte (que caiu)” para suprir os dentes que sua mulher perdeu ao levar um soco do sacristão.  Histórias do outro mundo, OVNIS, na verdade há um pouco do muito que vivenciamos neste Mundo. E com certeza, o autor baseou-se em fatos reais, em deduções e idéias que tornam a leitura da sua obra, agradável e educativa a um só tempo. É uma obra fascinante e o leitor, mal termina a leitura de um texto, entra de corpo e alma na seguinte, sob o quase torpor a que está submetido. Há que fazer uma pequena pausa para retomar a leitura do texto seguinte, e assim por diante, até que... como se assistisse uma película, cujo final não se pode definir ao certo - um trem partindo, uma mulher chorando na estação, um avião decolando, um ônibus sumindo na curva do tempo, um navio tragado pelo horizonte marítimo, chegamos à última parte, Temas da Periferia, com dois poemas e um conto de excelente conteúdo e estilo valoroso.

Comentar obra tão simples quanto complexa, pelos diversos elementos nela introduzidos dada a vasta cultura do autor não é tarefa fácil para quem, como eu, também tem uma identidade interiorana, mesclada pela vida urbana, em pequenas e grandes metrópoles, conhecendo, mesmo de passagem, alguns aspectos do meio rural e a linguagem usual do povo do interior, bem como seus sonhos e percalços.

Ao final, posso declinar que o escritor Antonio Carlos Affonso dos Santos, que utiliza-se do pseudônimo ACAS é um dos escritores eruditos que aborda temas os mais diversos, com estilo originalíssimo que muito nos apraz. Um escritor ainda sem a devida fama, o devido reconhecimento, algo que torna-se cada vez mais triste num país que vive uma grande inversão de valores.

E pensar que, mesmo vivendo na Grande São Paulo, um grande e valoroso escritor brasileiro não consiga patrocínio para a sua produção intelectual, uma instituição cultural, a prefeitura da sua cidade -Taboão da Serra - para publicar sua obra, hoje bem mais volumosa, para que todo o Brasil pudesse conhecer o grande escritor paulista.

Esperamos que isso ainda venha a acontecer, mas o tempo não pára e está na hora dos políticos acordarem para a realização de investimentos na verdadeira cultura para evitar que a droga, a criminalidade e a corrupção, sejam o escoadouro dos recursos públicos, justamente por faltar o essencial para a formação das nossas crianças e adolescentes: O Hábito da Leitura e a Motivação para que Crianças e Adolescentes Tenham Contato Permanente com as Artes em geral.

Grande obra, querido amigo e excelente Escritor, Antonio Carlos Affonso dos Santos - ACAS. Meus parabéns.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 17/05/2006
Código do texto: T157682

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272324 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 08:32)
Ricardo De Benedictis