Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TEORIA DO AMOR*

I - Existem duas Afrodites: a Urania, celestial; e a Pandemus, mundana. Para tanto, existe um Eros celestial e um Eros mundano, ou seja, um ligado a fertilidade e outro ligado a mesquinhez. O que chamo de amor a priori é o Eros celestial, filho de Afrodite Urania.

.:


II - O amor surge além da possibilidade de satisfazê-lo, pois busca-se o ideal e a felicidade suprema, intuitivamente e naturalmente, sendo que barreira, em verdade, são estímulos ao mesmo.

.:


III - O amor vem basicamente como a afirmação do complementar, do equilibrar, do controlar, que são a essência do divino que se projeta no mundo, através da natureza.

.:


IV - Prazer, desejo e paixão, são partes do amor, que é algo maior que estes. O amor é o senhor, cujos servos são o desejo, o prazer e a paixão.


.:


V - A paixão é forte e passageira, porém devidamente controlada, pode auxiliar na criação de um amor.



.:
VI - O amor é em duas forças energéticas e polares básicas: O yin e o yang, o feminino e o masculino, mas não necessariamente a mulher e o homem.


.:


VII - A dimensão do amor é de ternura, compaixão, cumplicidade, comprometimento, respeito, união, troca, fidelidade, equilíbrio, compensação, cuidado, controle, proteção e alegria.

.:


VIII - Entenda-se o controle como uma forma de equilíbrio, de si mesmo, de suas iras e desavenças, não sendo a limitação do outro na sua liberdade, nem o ciúme excessivo.

.:

IX - Simbolicamente através dos animais, por analogia, se vê: o lobo que satisfaz a sua saciedade; o leão que sente internamente, sem manifestar seu sentimento; o urso que abraça e que sente muito; e a águia que se eleva e que ama além dos limites da visão. Estas são as naturezas do amor, sendo a águia, o amor a priori.

.:


X - Amai-vos em equilíbrio, compensação e controle.


.:



Final sem fim...



.'.
Janaína Poletti
Enviado por Janaína Poletti em 20/05/2006
Código do texto: T159437

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Janaína Poletti
Gramado - Rio Grande do Sul - Brasil, 56 anos
134 textos (11166 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 18:16)
Janaína Poletti