Homens de Pedra II

Navegando pela internet, passei pelo “Recanto do Vinicius Ferreira”, onde li a seguinte pergunta filosófica: “O todo poderoso, com sua imponente força, seria capaz de construir uma pedra tão pesada que nem Ele mesmo seria capaz de carregar?”. Em que pese a ironia da pergunta, a reflexão séria sobre o tema nos permite responder que isso não é possível de acontecer. Deus não fará essa pedra. Não porque Ele não seja capaz, mas por que: (1) Não há necessidade desse feito; (2) Ele não é um exibicionista; (3) Ele se impõe limites. Se assim não fosse, o homem não existiria. A verdade é que Deus criou o homem como um ser muito bom, mas por causa de seus pecados, o homem se tornou uma pedra que nem Deus tem conseguido carregar, apesar de toda a Sua tolerância e misericórdia.

A exibição é coisa do homem. É vaidade. Deus é prático e em seu coração não há lugar para o exibicionismo. É didática a atitude de Jesus no que concerne a essa questão. Estando fraco e com fome, Ele foi desafiado a transformar pedras em pães, a tentar a Deus saltando da torre de um alto templo para ser amparado pelos anjos de Deus e a adorar o Diabo em troca dos reinos do mundo com suas glórias. Qualquer homem desejaria obter comida, proteção, poder e glória. Jesus preferiu ser fiel ao Seu Pai, principalmente porque Ele viera para servir e não para ser servido. Cf. Mt 4:1-11; 20:28.

Outro momento importante que ilustra essas atitudes divinas ocorreu lá no Jardim do Getsêmani, quando os soldados vieram prender a Jesus. Ele poderia ter requerido que os exércitos do céu viessem em seu socorro. No entanto, Ele não viera ao mundo para dar um espetáculo de poder, mas para sofrer o castigo que pesava sobre os homens e salvá-los. Cf. Mt 26:47-54.

Se Deus usasse o seu poder em sua plenitude e sem limites, o homem não mais existiria sobre a face da terra. Como nos esquecer de tudo o que Ele fez no Egito, principalmente quando fez perecer o Faraó e seus exércitos sob as águas do Mar Vermelho depois de permitir que Israel passasse em seco? Cf. Ex 14:31. Quantos israelitas morreram no deserto porque provocaram a ira de Deus? Nm 21:4-6.

O homem foi feito um pouco menor do que Deus e recebeu dele glória, honra e poder. No entanto, esse homem se tornou mau, egoísta e abandonou os princípios divinos. E se não fosse a misericórdia de Deus, é lógico que já estaria destruído. Cf Sl 8:5-8;. Gn 8:21; Rm 8:32; 11:21; 2 Pe 2:4-5.

Todavia, apesar dessas atitudes de bondade e tolerância de Deus, o homem não cessa de provocar a ira do Criador. Segundo Zacarias, Deus tem pedido que os homens executem juízo verdadeiro, mostrem piedade e misericórdia, que não oprimam e nem façam o mal a ninguém. Mas estes não o escutam. Eles se tornaram homens de pedra. Cf. Zc 7:8-12. Os filhos dos homens se esqueceram de Deus e de tudo o que Ele fez. Pensam até que também são poderosos e podem vencer os objetivos Dele. Por isso, resistem aos seus propósitos. Se Ele diz que é para irem para a direita, vão para a esquerda; se diz para permanecerem quietos, movem-se. O Todo Poderoso poderia destruí-los, já que tem poder para tanto, mas isso não seria uma vitória digna de sua grandeza e divindade. Nesse sentido, Ele deixa que cada um siga o seu próprio caminho, conforme seu livre arbítrio. Desse modo, se o homem vai para o inferno, vai por conta de sua culpa e do exercício de sua liberdade de escolha.

Conclui-se, portanto, que o homem é um ser difícil de ser conduzido. Até o Todo Poderoso não tem conseguido convencê-lo a salvar-se de seu “baixo” destino no inferno, porque ele prefere não acreditar em nada e em ninguém: nem em Deus, nem no plano de salvação e tampouco em seu hipotético destino na eternidade. Apesar de tudo, Deus continua pronto para receber em seus braços todo aquele que igualmente aceitar a Sua salvação por meio do sacrifício de Jesus. Ele não tem prazer na morte de ninguém e deseja que todos cheguem ao arrependimento para que nenhum pereça. Cf. Pv 15:24; Ez 18:32; 2 Pe 3:9.

Como se vê, o homem é uma pedra que nem Deus tem conseguido carregar.