CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Sonhos são uma conversa que nosso inconsciente(tudo o que não conhecemos de nós mesmos) , tem conosco,cabe a nós, a escolha de querer ou não conversar com ele.

Este “confronto” com o inconsciente é inevitável na vida,um dia teremos que conhecê-lo.

Se aceitamos “o papo” , com certeza vamos ter grandes ganhos,seremos mais donos da nossa vida,teremos mais conhecimento do que somos- portanto seremos mais equilibrados, tanto no nosso cotidiano , como nos relacionamentos familiares, afetivos ou profissionais.
Vamos nos tornando pessoas mais tolerantes, pois vamos aprendendo, que todo ser humano carrega em si aspectos bons, e alguns não tão bons,e que por isto mesmo é que vamos nos completando, já que -preste atenção-

...o que enxergamos no “outro” é nosso próprio espelho...

Todas as imagens que aparecem nos sonhos são nossas,também os personagens,cada um dentro do contexto do sonho , é um personagem interior nosso.
São os nossos “eus” desconhecidos, que a partir da análise deles passamos a conhecê-los melhor.
Bom , se eu conheço, posso controlá-lo num momento de confronto no cotidiano,se eu não conhecê-lo , ele pode se manifestar descontroladamente e me causar danos,perdas irreparáveis muitas vezes.

Sonhos com águas nas mais diversas situações, são extremamente comuns a todos nós.

Sonhos com águas estão associados às nossas emoções, e aos nossos sentimentos.



Antes das imagens simbólicas, um pequeno adendo:
- O que são emoções?
- O que são sentimentos?
São sinônimos?
Não.
São muito diferentes.

Sentimento é uma função humana racional de valoração de experiências-(há juizo de valor)-é consciente e racional.

Já a emoção é uma manifestação da nossa psique, uma forma de ação, algo que nos põe em movimento(emovere -em latim deslocar,mover,sacudir), é irracional,vem do nosso inconsciente,não temos controle-até porque não se pode controlar as descargas hormonais e todo o processo corporal, decorrente delas.

Sabia que a emoção é a cola da memória?
Tudo o que lembramos é porque foi emocionante,o que nem teve emoção, não teve importância então esquecemos.(é economia cognitiva)

Guardamos as paixões que tivemos ( e como guardamos não é mesmo? - chegamos a sentir tais emoções depois de longo tempo como se estivessem vivas em nós.) ou a raiva daquele amigo de infância, ou o carinho por nossos avós, ou pais que já faleceram etc...

Um exemplo de que as emoções se corporificam em nós  bem comum, que não podemos controlar é o enrubecimento , diante de um fato que nos emociona (quem é propenso a isto)-e por mais que queiramos não deixar transparecer que estamos emocionados, não conseguimos-assim também são nossas lágrimas,nosso choro-elas simplesmente brotam,vêm de dentro de nós e não há controle....

O difícil está em reconhecer que as emoções nos falam de todo nosso ser, nos colocam em plena relação com o mundo, são nossa persona, falam sobre nosso corpo, são nossa sombra, são nosso inconsciente manifesto para nós mesmos, e até por isto nenhuma emoção é negativa.

Todas estão lá porque precisam estar lá.

Negativo não é a emoção, mas sim a forma como nós nos relacionamos com a emoção, ou nos deixando possuir por ela, ou negando sua existência.

Um medo é algo que não queremos sentir e nisso negamos a emoção.
Só assim o medo se torna negativo, não porque ele em si seja negativo, mas porque nós nos relacionamos com ele de forma negativa.

As emoções sempre mostram alguma coisa de importante, nem que elas nos paralizem, e nos impeçam o movimento, pois na paralisia temos a possibilidade de evitar riscos desnecessários.
Não existe receita de bolo para lidar com as nossas emoções.

Tudo isso depende de como um dia, aprendemos à lidar conosco mesmos,
e o melhor caminho é aceitação delas.

É como os furacões ou tornados.

Ninguém gosta deles, pois quando aparecem, eles destróem tudo. Porém, não há como negá-los, pois se negamos, desconsideramos os possíveis sinais de seu aparecimento que podem salvar vidas.

Para isso precisamos aceitá-los, e se vivemos em uma região com furacões, nos preparamos com abrigos, alarmes, e outras providências para minimizar os riscos e aumentar as chances de sobrevivência.
 
O mesmo acontece com nosso inconsciente, nos sonhos ele nos alerta para que nos conheçamos, e os sonhos com água, são uma ótima oportunidade para buscarmos nossa interioridade afetiva.

Dependendo do contexto do sonho, podemos pensar que quando há inundações ou águas sem controle estaremos falando de nossas emoções.
Agora quando o símbolo aparece com mais cautela, com mais calmaria,estaremos falando de sentimentos.

Se por exemplo estamos numa praia, que simboliza o encontro entre nossos dois estados mentais.
A areia como símbolo de nossos processos racionais e mentais;(elemento terra-nossas sensações) e a água simbolizando nossos aspectos emocionais, irracionais e instáveis.
É o lugar de transição entre o físico/material, e o espiritual. 
Depende do que acontecer nesta praia , e com quem estivermos, vai indicar como estamos lidando com nossos aspectos afetivos, inseridos dentro da nossa realidade cotidiana(areia).
Se estamos numa praia por exemplo, e estamos percebendo chegar um tsunami, que as ondas estão ficando mais furiosas:
-Podemos então relacionar com nossa vida e perceber o quanto nossas emoções descontroladas, possam estar dificultando nosso cotidiano, nossos relacionamentos, e nos causando desconfortos e perdas.

Também pode ser analisado como se fosse uma catarse,um movimento na vida que possa estar exigindo uma varredura, uma descontrução necessária, um caos que poria fim a alguma situação de conflito, para que coisas novas pudessem dar mais maior significado ao existir.
 
Se as águas estão numa piscina , mas são claras, límpidas, nossas emoções, ou sentimentos podem estar sendo represados, podemos estar sendo artificiais (piscina é feita artificialmente), usando máscaras pra encobrir nossa afetividade,  que não estão nos fazendo ser quem somos,e isto faz mal para nossa alma.

Nossa alma quer que sejamos inteiros,plenos, autênticos.

Se boiamos em águas,podemos estar querendo regredir ao útero materno,pode simbolar nossos medos diante dos enfrentamentos da vida.

Se as águas estão barrentas e sujas.
É lama misturada com água,são as nossas sensações que se misturam na água,.é o elemento terra,ou seja, indica situações emocionais complicadas, que “turvam” nossa natureza emocional.
Indica que devemos maturar diante do que nos acontece, e não agir por impulso,amadurecer, pois estamos confusos entre a nossa realidade, e o que queremos ou sonhamos,estamos em conflito entre nossas emoções, sentimentos(àgua) ou a racionalidade (terra=lama), ou não fazendo uso da objetividade diante das situações.

A repressão de qualquer tipo de impulso do inconsciente, provoca uma espécie de envenenamento da nossa vida interior - o que surge nos sonhos como imagens de putrefação, sujeira- , etc.
Quando há a consciência desta repressão, e o trabalho com estas fragilidades , e consequente mudança de atitude na vida real, os sonhos começam a se apresentar diferentes, as águas vão limpando,(tente observar a evolução dos seus sonhos com água e vai entender melhor) ou outras imagens oníricas como símbolos de purificação vão acontecendo.

Ah ...sim...
tem um sonho muito frequente com urina.
Sonhar que fizemos “xixi”
Vejamos:
A urina humana, assim como a urina de outros animais, é composta principalmente água (96%, em média),

Se uma simples gota de urina recém-colhida for espalhada em camada fina sobre a superfície de uma gelatina nutriente, e incubada na estufa, as bactérias se multiplicam e formará colónias delas.

Então vejamos:
Tem mesmo que sair estas impurezas do corpo não tem?
Quantas bactérias elas tem.
...quanta impureza ela tirou do nosso sangue,do nosso corpo através do processamento dos nossos rins.
Vimos o percentual de água que ela (a urina ) contém.
Então esta água interna estava impura,o que significa que alguma emoção está nos fazendo mal,que temos que extravasá-la.
Quem sabe alguma mágoa de alguém,alguma raiva não trabalhada.
Raiva é emoção,portanto instintiva e irracional-todos nós sentimos,e não é nada vergonhoso sentir (depende como manifestamos-e é aí que entra o auto conhecimento).

Agora raiva não trabalhada se transforma em ódio-e ódio sim é sentimento,daí sim é uma escolha, e porque podemos escolher faz parte do que conhecemos de nós,do nosso consciente.
 
Se o sonho for com rio é o nosso destino, a nossa tragetória.
Assim, quando flui macio e tranqüilo, fertilizando as terras que atravessa é um símbolo de bem estar ; se transborda de seu leito e arrasa tudo que passa por eu caminho, é um alerta de que nossa presença possa estar sendo do mesmo jeito.
Vale dar uma repassada sobre os rastros que vamos deixando pelo caminho.

Este pensamento poético abaixo no link, eu o construí, pensando num sonho que eu tive com rio.

Os Rastros que deixamos.
 
Ah...
ainda tem as chuvas.
Também é o elemento água presente não é?
Se ela ( a chuva) cai gostoso,como que carinhos que afagam,são sentimentos que estão nos fazendo bem,ou a quem nos cerca, tem um simbolismo de fecundação ou de idéias, ou de encontros afetivos , mas se for o contrário, forem chuvas torrenciais, alertam para desejos mal canalizados que podem provocar “alagamentos” emocionais.
 
Nossas emoções são de uma grandiosidade tão imensa , e tão importante DENTRO de nós, que todos os aspectos psíquicos são envolvidos quando ela é acionada-nosso EGO, nossa sombra, arquétipos, complexos etc....
Por isto a importânicia dos sonhos com
Águas de todas as formas, eles podem ser um manancial rico,  e poderoso de autoconhecimento.

Para que entendemos até, que nenhuma emoção deve ser reprimida,ela deve ser sim conhecida/aceita por nós,e principalmente vivida em toda a sua plenitude,pois só pelo amor(sentimento)e pela paixão – (emoção)-é que a vida vale a pena!

 
Maria Poesia 31.05.2009


Obs: Análise de Sonhos baseada na Psicologia Analítica Junguiana, de Carl Gustav Jung.



Abaixo outros textos Junguianos, anexo links: - Para abrir basta pausar e clicar no título -


O que significa sonhar com água.

Sonhar com fogo ou incêndios – o que significa?





Maria Poesia
Enviado por Maria Poesia em 31/05/2009
Reeditado em 11/08/2012
Código do texto: T1625028
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Maria Poesia
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
147 textos (2267750 leituras)
10 áudios (5398 audições)
3 e-livros (16612 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/09/14 06:50)

Site do Escritor