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PDE - O que é o plano de desenvolvimento da educação


Segundo Dukheim, pioneiro da Sociologia em Educação, existem dois modelos de educação: a educação formal, relativamente recente na história da humanidade, refere-se ao processo global de ensino em escolas, instituições organizadas que transmitem o conhecimento e devem preparar os cidadãos para a vida. O segundo modelo é o processo de socialização da pessoa humana que aprende a conviver com seus pares, colocando-se em sociedade organizada. É o processo de socialização.
Como educação formal e escolar são as práticas pedagógicas fundamentadas na leitura e na escrita, credenciando o indivíduo para a ocupação de determinados lugares na escala social. É uma condicionante de suma importância no desenvolvimento social.
A sociedade espera que a família garanta o bem-estar da criança pequena, atendendo às suas necessidades. Algumas famílias não têm condição de proporcionar aos seus filhos o fundamental ao seu crescimento físico e intelectual. Crianças são desassistidas e precisam do amparo da sociedade com meios alternativos de caridade, disciplinação e higiene social. “Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos — pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Com o PDE, o Ministério da Educação pretende mostrar à sociedade tudo o que se passa dentro e fora da escola e realizar uma grande prestação de contas. Se as iniciativas do MEC não chegarem à sala de aula para beneficiar a criança, não se conseguirá atingir a qualidade que se deseja para a educação brasileira. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade no processo...” MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Uma escola de qualidade gera ensino com qualidade na disseminação dos saberes úteis para a vida prática e intelectual do aluno. A escola deve fazer auto-avaliação de um modo constante e pragmático. Deve sofrer avaliações que indiquem o seu desempenho.  Há que alinhar a paradigmas que visem o bem comum no mundo escolar. Dentre as ações da escola, programas especiais voltados para a criança com dificuldade, evitando-se assim a evasão escolar. Escola atrativa e segura que consiga reter o aluno no seu tempo certo e, quando egresso, além dos conhecimentos adquiridos, que o acompanhem lições vividas e boas experiências que o afastem da marginalidade.  Que ele caminhe firme para o enfrentamento da vida lá fora, com todos os percalços que a vida tem.
VISÃO ESTRATÉGICA
EQUIPE: MÃOS À OBRA
A cultura produz o homem e a criança tem a sua própria cultura: não é um ser incompleto, mas um ser humano em formação. A criança mostra ao adulto o seu modo de encarar o mundo adulto, muito sem compreendê-lo, mas buscando interagir-se neste meio. Sem perder a criança que existe em nós, nos tornamos adultos. Olhamos o mundo sob uma ótica adulta levados por nossas experiências adquiridas ao longo de nossas vidas.

METAS, ESTRATÉGIAS E PLANOS DE AÇÃO

Como ajudar uma criança, como desenvolvê-la e despertar o seu real interesse se ela vive em um ambiente familiar completamente alienado à sua vida escolar? O aluno leva para a escola, a sua primeira bagagem, o que de bom e de ruim lhe foi passado. É o momento de repensar, ou pensar um pouco mais sobre a realidade em que vivemos.
PRIMEIRA META – Trazer os pais para o convívio escolar, passando-lhes novos saberes para o seu envolvimento e acompanhamento da vida escolar do discente.

• Prestar um serviço de relevante interesse social: excelência na prestação de nossos serviços,
• Sermos compromissados com as nossas ações, seriedade e respeito: ética e compromisso com a transparência.
• Valorização do empreendedorismo coletivo/individual, comprometimento para alcançar nossos objetivos institucionais.
• Equidade e respeito aos alunos e colaboradores. Cada pessoa tem o seu universo de conhecimentos. Agregá-los aos nossos.
• Trabalho em equipe: No apelo de Manoel de Barros - “O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo”. Se o olho vê, se alguém se lembra, se a imaginação transvê: muitos olhos mais enxergam, muitas cabeças consonantes se entendem e o modo de transver o mundo se estende.
NOSSA VISÃO DE FUTURO

A escola pública se tornou um canal aberto de livre acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências, sem que garanta a resolução dos problemas sociais, mas, imprescindível ao progresso e ao desenvolvimento. Ainda assim e assim sendo:

Todos os pais, não sendo o casal, pelo menos um dos, devesse frequentar a escola de seus filhos. Não o frequentar esporádico, ou atender a chamados, ou entregas de boletins e reclamações constantes de ambos os lados. Aulas, por exemplo, noturnas. Independente da escolaridade. Com a professora de seu filho aprender ou revisar o conteúdo que lhe foi passado naquele dia. A professora, por sua vez, ter um salário a mais. Os pais, na interação pessoal com aquela que prepara o futuro de seu filho. Se a mãe ou o pai sem escolaridade, a priori, um curso à parte, de alfabetização. No correr do tempo, a mãe há de adquirir condições de ajudar, intelectualmente, se não o primeiro, mas aos outros filhos ou aos netos.
Quantas mães necessitam de socialização? Quantas delas foram tão marcadas pela exclusão e não têm muito a oferecer ao filho senão amor e cuidados. Outras, nem isso, infelizmente. Quantas foram maltratadas, humilhadas pela sua condição social e não conseguem compreender e ajudar os professores. Brigam pensando estar defendendo a cria, mas estão incutindo nos filhos uma revolta que não traz progresso interior e nenhum outro progresso.  Nesse ponto, penso que, passado a primeira aula com a professora do filho, haver para todos os pais, uma aula com um psicólogo. Ele tem o saber e sabe como levar cada assunto, com uma boa conversa ou uma terapia grupal. As pessoas a se identificar umas com as outras. A verem que têm problemas semelhantes, sonhos parecidos e limites a serem superados. Cada problema detectado, a ajuda substancial.
A terceira hora com uma enfermeira, alguém do meio médico ou assistencial da saúde. O assunto: saúde, prevenção de doenças, quebra de mitos alimentares. E mais: dentista, o médico oftalmologista, o dermatologista e uma atividade física para quem puder e quiser.
NOSSA MISSÃO

Elaborada pelo Grupo de Sistematização, após exaustivas reuniões, ponderações e análises e finalmente um consenso, sobre a missão e a objetividade de NOSSA ESCOLA. O aluno, principal motivo da escola freqüenta a uma escola de qualidade na transmissão de saberes, na maneira como lhe são transmitidos, que o prepararão para a vida.
A escola e seu entorno – É feito um trabalho de valorização do bairro ao qual pertence. É usual na escola o estudo dirigido, com a participação dos alunos para que todos conheçam o bairro onde vivem com suas realizações e fragilidades. Assunto estendido à cidade onde vivem, país e mundo, numa interdisciplinaridade constante.
Preparação constante e eficaz do corpo docente. Há diálogo entre os professores, reuniões para exposição de dificuldades, de metas e para concretização de projetos de substancial valor cultural agregado. É feita apresentação de alunos com maior dificuldade de aprendizado e solicitação escrita e assinada de um pedido de reforço, segundo critérios pré-estabelecidos.
Sob a égide da seriedade e competência e que deverá ser cada vez mais aprimorado, procuramos fazer com que a criança desenvolva o hábito da leitura. Ler para aprender, fazer para gravar na memória. Desenvolvemos o hábito da pesquisa desde sempre, em todas as séries, culminando com questionários. A obrigação da docente é corrigi-los. Comentá-los, fazendo com que a criança saiba distinguir o principal, o verdadeiro, o que é tese, o que se confirma e o ecologicamente correto. O nosso esforço se dirige e se intensifica no afã  de que a nossa escola seja um lugar de paz,desenvolvendo relações interpessoais saudáveis a guisa de prosperidade intelectual e munida de ferramentas úteis e ferramenteiros preparados para usá-los em prol do aluno que é  o principal foco da escola; escola que oferece sempre um ensino de qualidade condigno com um padrão excelente de aprendizado do aluno, através de processos voltados para satisfação da comunidade escolar.
Dispõe de recursos humanos com formação e material escolar e didático assim como instalações em condições de funcionamento e processos simétricos com a função e os objetivos propostos e alinhados em grau de prioridade. Somos uma escola que estimula a participação e preparação dos pais, no acompanhamento do desempenho dos filhos, também, na área escolar.
Objetivos Estratégicos

– Primar pela excelência na concretização de nossos objetivos. O aluno como objetivo primeiro.
- Respeitar a todos e a cada pessoa: suas particularidades, seu saber, sua maneira de ser enquanto indivíduo. O bem-comum no ambiente escolar.
- Visar à concretização do ensino com qualidade, através da análise frequente da situação da escola através de critérios, requisitos e características.
 - Juntar esforços e experiências: a união traz a vitória.
- Priorizar/conhecer os problemas e assuntos a serem revistos. Um novo olhar pode trazer soluções.
Organizar/sequenciar de forma correta o encaminhamento das soluções. Sem um caminho conhecido não se chega a lugar algum, ou pelo menos não num tempo hábil.

FÁTIMA TAVARES BAHIA
Enviado por FÁTIMA TAVARES BAHIA em 31/05/2009
Código do texto: T1625438

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Sobre a autora
FÁTIMA TAVARES BAHIA
Bom Sucesso - Minas Gerais - Brasil, 62 anos
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FÁTIMA TAVARES BAHIA



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