Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Busca semanal

A cada semana, ficamos "mastigando" o que vamos oferecer para a coluna deste jornal.

Ficamos a pensar sobre a preferência do leitor, buscamos fatos nas duas cidades que despertem a atenção e procuramos valorizar iniciativas que promovam o progresso. Muitas vezes oferecemos textos prontos que consideramos devam ser divulgados, justamente pelo conteúdo nobre e construtor de uma nova mentalidade.

É certo que a distância física da convivência diária no cotidiano das duas cidades de circulação principal do jornal impede-nos de uma visão mais direta dos acontecimentos, mas isso não tem sido problema, pois afinal as cidades são pequenas e não há tanto assim o que comentar. O objetivo desta contribuição semanal é mais para o estímulo às posturas solidárias e para a reflexão do leitor.

Não deixa, porém, de ser muito interessante o retorno que temos recebido de muitos leitores. Isto estimula a continuar pesquisando e oferecendo algo que faça bem às pessoas, que lhes traga prazer em ler, contrastando com o bombardeio de notícias que deprimem e desanimam.

Há algumas semanas publicamos o artigo Apenas um sabonete..., que pedia doação de sabonetes, fraldas descartáveis e papel higiênico para as instituições de caridade. Qual não foi minha surpresa e felicidade ao saber que algumas pessoas realmente doaram essas utilidades para algumas de nossas instituições. Uma delas, inclusive, chegou com dois sabonetes para um amigo da cidade e disse: Li a coluna do Orson no jornal e vim trazer minha contribuição. Que gesto bonito! Que alegria sentimos todos: este autor, a pessoa que doou, a instituição que recebeu a doação, representada no querido amigo...

Podemos concluir que se a coluna consegue isso, ela é útil e sentimo-nos plenamente realizados com o pequeno esforço semanal.

O que temos percebido, através de palestras e artigos, é que todos precisamos de estímulos construtores, idéias, textos, iniciativas que nos façam bem. Ao mesmo tempo, todos precisamos de atenção. Ora, o leitor também! Diariamente a mídia bombardeia nossa casa mental com violência e notícias que trazem aflições, medo, insegurança. Ninguém quer "tapar o sol com a peneira", mas é fato que essas notícias causam muitos prejuízos à vida psicológica de qualquer um. Optamos, então, por mudar o ângulo de visão. Olhar pelo lado bom, extrair aspectos bons das mais diversas situações. E isto os textos podem fazer...

Gostaríamos, entretanto, de receber contribuições dos leitores -- já que estamos distantes da convivência diária --, com relatos de acontecimentos e fatos que mereçam ser divulgados. De posse de dados confiáveis, podemos elaborar nossa contribuição semanal em favor das duas queridas cidades. Alguns leitores já se correspondem conosco por e-mail e isto tem sido extremamente agradável.

Ficamos a pensar que há muito por fazer no mundo. Há muitas carências, mais afetivas que materiais, e se temos possibilidade de contribuir para melhorar nosso ambiente, porque não fazê-lo? Como a coluna tem sido bem lida, usemo-la em favor de quem está fazendo sua parte. Boas idéias, iniciativas construtoras e reflexões progressistas devem ser espalhadas.

Orson
Enviado por Orson em 30/05/2006
Código do texto: T165996
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94308 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 13:05)