Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SER OU NÃO SER – É PRECISO SER

Este questionamento faz-se presente no homem desde que o mesmo começa a se perguntar quem é, o que faz aqui. A pergunta será a mesma, a resposta, a compreensão é que mudam de época para época. William Shakespeare.
Nem todos levam a sério este questionamento. A Filosofia entendeu desde muito cedo a importância deste questionamento para o homem que é tido como ser racional. Este questionamento SER OU NÃO SER engloba tudo o que constitui a pessoa humana: sentimentos, pensamentos, sonhos, esperanças, alegrias, realizações, dores.
SER no sentido real da palavra engloba a vida da pessoa como um todo. Aqui nos referimos apenas a pessoa humana. Percebe-se em alguns casos, que as pessoas são muito inseguras e frágeis. Facilmente mudam de idéia (o que as vezes é preciso), planos, objetivos.
Muitos pais querem que seus filhos façam apenas seus gostos. Aqui é importante deixar que a pessoa escolha a profissão que quer seguir. O papel dos pais e da escola é orientar, mostrar as possibilidades, escutar, sugerir, mas nunca impor. Quando impomos algo não damos liberdade para o outro, para que ele SEJA aquilo que realmente é.
SER, exige atitudes, responsabilidades, ações, buscas, interesse, coragem pois temos que nos libertar de muitas coisas que nos oprimem e não nos deixam realmente SER.
SER alguém para a vida. Alguém que transforma, que age. Muitos de nós não nos fazemos esta pergunta e nos conformamos com o que acontece por acaso ou aceitamos o que os outros dizem, sem pensar na felicidade. É muito importante nos perguntarmos sempre o porque das nossas escolhas, do que fazemos, do que queremos.
Casos extremos de pessoas que não conseguem se encontrar levam a morte, ao suicídio. Para estes a vida não tem graça, não tem sentido, não tem valor.
com o capitalismo reforça-se a idéia de que é somente que tem bastante dinheiro para gastar. Muitos tem dinheiro mas não são felizes porque não descobriram a beleza de SER, se viver, de se encontrar consigo mesmo, de se emocionar, sorrir, amar.
A profissão que escolhemos ajudará a ser mais feliz, pois realizamo-nos com aquilo que fazemos. Nunca se esqueça que você, eu, todos nós, precisamos em primeiro lugar SER.  Você é um ser e precisa tomar consciência disso. O não ser não tem lugar no espaço, não é, não existe.
A harmonia que deveria reinar dentro de cada um de nós, ajuda a definir o SER, aquilo que realmente sou. Os pais, a escola deveriam constantemente questionar o jovem e ajudá-lo a sempre se questionar em relação a suas escolhas, a respeito dos seus princípios, valores, quanto a sua profissão. Isso fortalece as escolhas feitas ou faz repensar e escolher de novo, escolher melhor.
É triste quando uma pessoa não sabe o que quer, o que busca. Quando alguém é como uma palha seca que vai para onde o vento leva, ou fica eternamente preso a seus pais. A família tem que ser como um ninho aconchegante, onde os filhos nascem, crescem, aprendem com os pais e depois voam seguros. Nunca fazer da família uma jaula, onde as pessoas vivem presas, sem liberdade de viver, pensar, sentir, sonhar, buscar, desejar. A liberdade de escolher, acertar ou erras, nos faz crescer, amadurecer e fortalecer aquilo que construímos no percurso da nossa vida.
Sempre há tempo, mas acredito que quanto antes conseguirmos escolher é melhor. Ficar a vida toda escolhendo o que queremos fazer, e em que profissão queremos investir, é muito inseguro e deixa a pessoa insegura. As escolhas nem sempre trazem o que sonhamos e esperamos, mas temos que nos alegrar por termos tido a coragem de escolher, por termos nos desafiado, aceitando os desafios da nossa escolha. A escolha profissional não dá para adiar sempre. Escolher, optar, buscar, desafiar-se faz parte do SER.
SER ou não SER. Seja você mesmo e serás feliz! Ainda que tropeces, levante-se. Ser você mesmo requer um caminhar constante. Fazer as escolhas e não ficar fazendo o que todos fazem, vestindo o que todos vestem. SEJA você mesmo, com coragem de arriscar, ousar, questionar, sonhar. Fazer a sua moda, o ser estilo, fazer valer também seu ponto de vista, isso é SER. SER não é ser o que todos são, pois você é único, especial, insubstituível.

Hermes José Novakoski
Farroupilha, 30/05/2006
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 30/05/2006
Código do texto: T166289
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Marituba - Pará - Brasil, 35 anos
478 textos (375845 leituras)
1 áudios (83 audições)
2 e-livros (440 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 06:37)
Hermes José Novakoski