Estilística Léxica

Estilística Léxica,

uma pequena e breve introdução

Por Alberto da Cruz

A Estilística léxica estuda os processos de expressão das palavras ligados aos seus aspectos semânticos e morfológicos aliados ao nível sintático e suas formas de uso, a combinação de palavras de acordo com as regras da língua. Assim, não é possível ter uma perfeita definição de uma palavra analisando-a isoladamente, como é comum em dicionários; é preciso inseri-la em um contexto para reconhecer seu real significado, além de estar aberto para eventuais mudanças semânticas de acordo com o enunciado, visto que apenas a alteração de sua posição na frase pode mudar o sentido da mesma.

As tonalidades emotivas das palavras são de interesse da Estilística Léxica porque esses elementos fazem parte da constituição das palavras, fazendo parte de seu próprio significado ou de acordo com um uso particular da palavra, tornando-se evidente através do enunciado ou da entonação.

Algumas palavras chamadas afetivas emitem uma carga sentimental, emotiva ou sentimental que são passadas as suas derivações. É preciso conhecer o contexto para podermos afirmar com precisão qual é realmente seu significado. Assim analisá-las isoladamente como vocábulo é ignorar a verdadeira intenção de seu uso.

A Estilística Léxica trabalha com as variações de significado das palavras, procurando entender os diversos usos que os falantes da língua fazem no seu dia-a-dia. Empregadas de formas particulares, as palavras modificam-se constantemente de acordo com a intencionalidade do indivíduo, podendo exprimir as mais diferentes situações, dependendo da constituição do enunciado.

Além das formas já conhecidas e aceitas pela gramática, o uso de gírias, estrangeirismos ou mesmo linguagem figurada enriquecem o discurso ou servem para demonstrar o grau de afetividade entre os falantes. A seleção vocabular é determinante nesse ponto. Seria extremamente descontextualizado assumir uma postura fora dos padrões sociais em que o falante está inserido no momento em que estabelece a comunicação com outros indivíduos. Da mesma forma que soaria estranho o uso de gírias em uma reunião de negócios, utilizar a linguagem formal, floreada de figuras de linguagem ou retóricas em um ambiente completamente informal seria desconsiderar as adaptações necessárias aos falantes para as convenções sociais, sejam elas quais forem.

A Estilística nos ajuda a compreender certos fenômenos do uso da língua ignorados pela regra gramatical padrão, auxiliando-nos na exploração do signo lingüístico de forma consciente, percebendo as variantes de estilo de cada classe social ou intenção comunicativa do indivíduo, tendo como base os diversos efeitos textuais alcançados pela escolha do léxico e a forma em que é utilizada.