Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VAMOS INCENTIVAR A FISIOTERAPIA

Nos anos 90, nosso município não contava com serviço de fisioterapia.  Recordo que, eu e um amigo, nessa ocasião, montamos um escritório, para atender ás comunidades rurais.

Descobrimos que no bairro Funil, residia um cidadão que prestava serviço voluntário ás pessoas idosas daquele bairro; era um bom fisioterapeuta, bastante querido na comunidade. Incentivamos que fosse elaborado um abaixo-assinado á Prefeitura, no sentido de contratação de seus serviços. Ficamos sabendo que a Secretaria de Saúde ficou entusiasmada pelo histórico do fisioterapeuta.

Dias depois, esse cidadão, apelidado por Pelé, chegou ao escritório, relatou que fizera uma entrevista com o Prefeito,  Esse afirmou que não podia contratar, Pois logo abriria inscrições para o concurso público da Prefeitura de Mimoso do Sul.

A administração desse Prefeito chegou ao fim dois anos depois; o tal concurso não houve, e o fisioterapeuta mudou-se para o Rio de Janeiro.

Num passado não muito distante, a Prefeitura continuou sem esse serviço.

Hoje Mimoso existem dezenas de profissionais formados. E mais se formam todos os anos. Alguns montam suas salas particulares. Acredito que a Prefeitura ainda não se alertou a importância a essa profissão, para os pacientes que  precisam,
  principalmente os idosos, já que a cidade não possui  geriatria.

Foi montada pela Prefeitura, um atendimento de fisioterapia na Comunidade da Pratinha, para atender os usuários do Posto de Saúde.

Após o tratamento convencional sem êxito, fui enviado para esse local. Apesar dos esforços profissionais, os materiais estavam defasados. Lembro que cheguei a sentar-me ao chão, por falta de um banco de madeira.
 
Alci Santos Vivas Amado
Enviado por Alci Santos Vivas Amado em 05/06/2006
Reeditado em 07/06/2006
Código do texto: T169943

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alci Santos Vivas Amado
Mimoso do Sul - Espírito Santo - Brasil, 71 anos
238 textos (31011 leituras)
2 e-livros (136 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 00:26)
Alci Santos Vivas Amado