CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Valores Humanos I

           VALORES HUMANOS

Nesse começo de século, o homem está sedento de conhecimento, de fé de experiências espirituais. Está em busca das nascentes, dos mananciais, da sabedoria. E ao chegar a encruzilhada do processo de civilização precisa encontrar seu rumo e direcionar seu destino.
Para isso é importante ensiná-lo a pensar, a enfrentar diversidade, a enfrentar desafios internos e externos; e fazer do ato de  viver a grande oportunidade para a ampliação de subsídios na investigação da própria realidade. Só assim uma transformação terá êxito e permitirá que cada indivíduo contribua para o progresso consciente dos valores da sociedade.
Muito importante em nossos dias a volta da filosofia, da psicologia, da sociologia e outras matérias que leva o indivíduo a uma reflexão e não o que presenciamos hoje, os enlatados, fazendo com que os indivíduos sejam todos uma forma. Não sabendo questionar, ser crítico, mas aceitando a porção das rações diárias que lhes são oferecidas nas mais diversas instituições. A volta dos textos literários que sutilmente  tem  sido substituídos por outros. Os mesmos, ensinam e levam os indivíduos a uma reflexão.
Nesse ponto nessa série de itens falaremos da importância dos valores humanos que são o fundamento morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. A causa dos conflitos que afligem a humanidade está na  negação dos valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do potencial social.
 ÉTICA  São princípios morais e  espirituais  integrados na sociedade pelo comportamento coerente diante das atividades e dos relacionamentos humanos, permitem a evolução equilibrada da civilização. A ação só é útil se estiver aliada á sabedoria e aos valores. A ética implica em atividades fecundas e altruístas, respeito própria e ao semelhante.  Agir  eticamente é colocar em prática o que temos de melhor para enriquecer a vida e a sociedade com pureza de sentimentos e intenções, esses valores mencionados somente um ser consciente é capaz de realizá-lo.
Dr. J.F.Alvarez
Consultor Empresarial
C.R.P 06-77674

jafjaf
Enviado por jafjaf em 24/07/2009
Reeditado em 24/07/2009
Código do texto: T1716955

Comentários

Sobre o autor
jafjaf
Penápolis - São Paulo - Brasil, 47 anos
58 textos (13195 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/09/14 16:26)