CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Artemis a deusa Protetora dos animais

                              ARTEMIS

A Mitologia Grega, desenvolvida plenamente por volta do ano 700 a.C. e que é a mais conhecida, é o resultado final da união das mitologias dórica e mecênica. Essa mitologia é composta basicamente por um conjunto de histórias (mitos) e lendas sobre uma grande variedade de deuses. A mitologia grega era uma religião politeísta e que não possuía um código escrito, ou seja, um livro sagrado.
Os deuses gregos tinham forma humana (antropomórfica) e ainda possuíam sentimentos humanos, como o amor, o ódio, etc. Alguns deuses viviam no alto do Monte Olimpo, numa região da Grécia conhecida por Tessália. Os deuses gregos formavam três grupos que controlavam o universo: o céu ou firmamento, o mar e a terra. Na mitologia grega existiam doze principais deuses, que eram conhecidos como Olímpicos, eram: Zeus (era pai espiritual dos deuses e das pessoas), Hera (esposa de Zeus e deusa que protegia casamentos), Atena (deusa da sabedoria e da guerra), Hefesto (deus do fogo e das artes manuais), Apolo (deus da luz, da poesia e da música), Ares (deus da guerra), Ártemis (deusa da caça), Héstia (deusa do coração e da chama sagrada), Afrodite (deusa do amor e da beleza), Posei Don (deus do mar), Hermes (mensageiro dos deuses e deus das ciências e das invenções) e Deméter (deusa da agricultura). Hades (deus dos mortos), que não era considerado um Olímpico, era um deus muito importante. Dionísio (deus do vinho e do prazer) era muito popular e em algumas regiões chegou a ser tão importante quanto Zeus.
A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza. O povo grego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relações entre humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.
As musas, as ninfas (mulheres belas e charmosas que assombravam bosques e florestas), e os heróis (seres mortais importantes na mitologia: Jasão, Teseu, Édipo, Menelau, Agamenon, Odisseu, Aquiles, Heitor, Páris e Héracles (Hércules), que é o mais importante de todos os heróis) também eram cultuados, apesar de não serem deuses, através da mitologia grega.
Mas Ártemis não se preocupava somente com a natureza, incluía nossa vida interior, e respeito a nossos limites. Afinal somos parte da natureza. Quando lhe foi dado poder para preservar o meio  ambiente, fazia   de uma maneira  exemplar, pois sabia que preservar o meio  ambiente é fundamental a  existência dos humanos.
Precisamos ter em mente, e como meta a consciência de preservar o meio  ambiente, cuidar das nossas  matas e animais, dos rios, das lagoas, parar de poluir nosso  planeta. Parece que a ganância do homem está levando  as conquistas materiais, status, mas essas serão uma arma contra ele próprio se não cuidar do  meio ambiente que  é  parte dele mesmo. Não somente agora mas  para as futuras gerações.
Nesta semana quero, parabenizar uma empresa de Promissão por sua visão ecológica de ter plantado  várias árvores em um terreno  de sua propriedade. Essa empresa é a   cooperativa de  eletrificação rural da região de Promissão, espécies  tais como: jacarandá da Bahia, ipês roxo, amarelo, branco, pau Brasil, jatobá, cedro, aroeira, e muitas outras  árvores em  extinção. Para quem ainda não  conhece essa empresa fica aqui  o convite para conhecer esse projeto que deve ser copiado, e incentivado a outras empresas e agropecuaristas, sitiantes, chacareiros, e moradores  que plante, cuide de nosso  meio  ambiente.
 
Desde os tempos remotos o homem está destruindo nosso planeta, mas se hoje com toda modernidade  não tomarmos consciência,  estaremos sujeitos a sermos devastados de nosso  planeta tão lindo. Assim como o mito de Ártemis nos ensina exemplo de como  cuidar e preservar a natureza,  cabe a cada um de nós essas responsabilidades de defendermos a natureza, e assim estaremos defendendo a nós mesmos.
Nessa semana se comemorou o dia da água, nada melhor do que estarmos falando nesse assunto, para uma reflexão, e que o mesmo leve a muitos a uma melhor conscientização desses problemas mundial. Parabéns a todos que  ama, que cuida, que defende o nosso planeta.
Tenham  Todos uma ótima semana.
 
Dr. José Alvarez Ferreira
Psicólogo consultor empresarial
Fone (14) 35411795  97250230
E-mail:  milconsultoria@yahoo.com.br

jafjaf
Enviado por jafjaf em 27/07/2009
Reeditado em 03/08/2009
Código do texto: T1721412

Comentários

Sobre o autor
jafjaf
Penápolis - São Paulo - Brasil, 47 anos
58 textos (13201 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/14 21:03)