Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mitologia: realidade ou fantasia?

A origem da mitologia não é certa até hoje, mesmo existindo várias teorias que a indague, há quem acredite em suas divinddes como houvera outrora.

Os costumes, crenças e fatos em épocas muito distantes de hoje são narrados, segundo especialistas, pela mitologia usada como uma máscara para descrever algum momento ou até uma fato científico inesplicável.

Várias são as teorias que se relacionam como a bíblica, que apenas subistitui nomes de personagens bíblicos por nomes de deuses, a histórica que quase sempre procura embelezar os mitos para mais enriquecê-los. Enquanto a teoria alegórica explica essa mitificação que esconde uma simbologia própria e se inscreve em seu contexto, a física procura provar, por meio dos quatro elementos, personificando as forças da natureza, dando-lhes tributos e qualidades, os quais às vezes são excessivos.

Outro ponto marcante no período antigo na Grécia foi a literatura, onde a maioria dos poetas como Homero, Virgílio e Ovídio usaram um gênero literário banido por Platão e Sócrates, a epopéia.

Os filósofos discutiram a respeito desta, afirmando que teria dramatização e exaltação excessiva à pátria, estando muito distante da verdadeira realidade e o puro conhecimento do bem.

Embora essas discussões tenham sido levantadas, a mitologia não perde sua força, seus poetas, histórias e obras de arte, as quais ocuparão o lado mitificado de cada um, levando a sérias indagações sobre sua origem, finalidade e grau de influência.
Ivan Reis
Enviado por Ivan Reis em 10/06/2006
Código do texto: T173002
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ivan Reis
Guaratinguetá - São Paulo - Brasil
14 textos (6994 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 01:35)
Ivan Reis